Segunda edição do Flimac começou nesta terça-feira (17) e segue até o próximo sábado (21). Flimac começou nesta terça-feira (17)
Jorge Júnior/Gea
O 2º Festival Literário de Macapá (Flimac), que fomenta e promove o incentivo a leitura de obras de escritores da Amazônia, teve a sua abertura na tarde desta terça-feira (17) na Escola Estadual Maria Cavalcante Azevedo Picanço, no Brasil Novo, na Zona Norte de Macapá e uma programação extensa num shopping na Zona Sul da capital.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
O evento segue até sábado (21) numa programação que conta com grandes nomes da literatura amapaense levando o trabalho para diversos espaços da capital.
O festival é um momento de trocar experiências e quem participa aprova. “É importante estarmos aprendendo sobre a nossa cultura. Esse contato é importante principalmente dentro das escolas’, disse a estudante Maria Clara Castro.
2ª festival literário: evento reúne escritores amapaenses durante 5 dias de programação
Através dessa troca, escritores que participam buscam despertar a atenção dos estudantes para diferentes temas.
“Enquanto poeta busco falar sobre ancestralidade e diversidade. Busco trazer essas informações para que todos possam entender a importância de conversar sobre nosso corpo e espaços de convivência”, destacou o escritor Natanael Dobalaue.
Escritor Natanael Dobalaue
Jorge Júnior/Gea
Veja também:
Em 1º livro físico, poeta do Amapá propõe poemas para ‘salvar’ leitores de conflitos pessoais
‘Me descobri escritora de livro infantil’, diz quilombola que se inspira na cultura da Amazônia
Livro mistura terror e drama familiar ambientado na vila histórica de Mazagão Velho
Escritores do Amapá que você precisa conhecer
No shopping na Zona Sul de Macapá, a programação contou com inauguração de uma biblioteca coletiva, rodas de conversas e exposições (Veja fotos no final desta matéria).
Segundo Katia Modesto, uma das coordenadoras desta edição, no ano que vem o Flimac tem objetivo de ver novos escritores “nascendo.”
“No ano que vem queremos ver esses alunos, que estão acompanhando a Flimac deste ano, sendo os expositores com suas obras. Quem sabe daqui não irá nascer grandes escritores do Amapá.”
O Flimac é coordenado pelo Coletivo Juremas e pela produtora Ói Nóiz Akí, e nesta edição recebe apoio financeiro da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), da CEA Equatorial e ainda o investimento de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, no valor de R$ 180 mil.
Confira fotos da abertura:
Diversas obras estão disponíveis
Jorge Júnior/Gea
Ocorreu também a inauguração da Biblio Garden
Jorge Júnior/Gea
Festival reuniu muitos interessados em Litratura
Jorge Júnior/Gea
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Festival reúne escritores da Amazônia amapaense: ‘aprendendo sobre nossa cultura’
Bookmark the permalink.