Ceo de ONG que ajuda crianças com câncer no AP é alvo de golpe em aplicativo de mensagens


Estelionatários utilizaram a foto de Agenilson Silva em aplicativo de troca de mensagens para aplicar golpe. Situação aconteceu nesta terça-feira (31), em Macapá. Nesta terça-feira (31) o Ceo da Organização Não Governamental do Amapá, Carlos Daniel, Agenilson Silva, foi vítima de um golpe através de aplicativo de mensagens. Mais de R$ 1.800,00 foi transferido para os criminosos através do pix.
Os golpistas utilizaram a foto de perfil dele no WhatsApp para pedir dinheiro de familiares e amigos. Nos prints é possível ver que a pessoa que aplica o golpe, insiste em dizer que precisa do valor para pagar contas. Veja prints abaixo.
Golpe do Pix
Arquivo Pessoal/Reprodução
Mais de R$ 1.800,00 foi transferido para os criminosos
Arquivo Pessoal/Reprodução
A Polícia Civil do Amapá alerta a população para que esteja atenta
arquivo pessoal/reprodução
Agenilson Silva, através da Ong Carlos Daniel auxilia crianças no tratamento do câncer no Amapá. A iniciativa surgiu em 2015 após o falecimento do filho, vítima da doença.
Conheça o trabalho da ONG
A vítima se preocupa com o fato de utilizarem a imagem dele dessa forma, justamente por conta do trabalho que desenvolve, podendo assim até ter êxito.
“O que mais me preocupa é o fato de eu ser figura pública. Através da ONG, sempre faço campanha de arrecadação de dinheiro pra ajudar as crianças e aí por conta desse golpe, as pessoas acabarem enviando valores para bandidos”, ressalta Agenilson.
A Polícia Civil do Amapá através da delegada Áurea Uchôa, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DR-CCIBER) alerta a população para que esteja atenta sempre que alguém entrar em contato solicitando que façam transações bancárias.
“É importante que o cidadão, antes de mandar qualquer valor ou repassar qualquer informação pessoal, faça uma ligação ou tente contato com o familiar que está se referindo na conversa”, enfatiza a delegada.
Outra orientação importante que a polícia faz, é de que sempre deve-se desconfiar de mudanças repentinas de contatos, principalmente de familiares, pois é nesses casos que a maiores dos estelionatários costumam agir.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
“Desconfiar se aquele familiar que sempre fala com você, de repente trocou de número e começa a falar sobre dinheiro. Neste caso, é bom tentar contato ou até ligar para o número antigo da pessoa, justamente para se certificar de que não está sendo vítima de golpistas que estão usando dados de parentes seus”, alerta a delegada.
Agenilson reforça que os contatos dele e da ONG estão nas redes sociais oficiais e que é importante sempre checar se está realmente enviando valores pra pessoa certa.
“É melhor as pessoas ligarem sempre pro contato que tá com meu nome porque aí, a pessoa saberá se sou eu realmente”, finaliza.
Boletim de ocorrência
Ainda de acordo com a delegada, é importante que o cidadão faça o boletim de ocorrência o quanto antes, seja na delegacia ou online. Acesse aqui!
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.