Macapá pretende castrar até 900 animais em ação itinerante


O serviço é gratuito e a inscrição do pet pode ser feita pela internet. A iniciativa pretende contar quantos animais de estimação há na cidade para ajudar a planejar campanhas de vacinação e castração em massa. A iniciativa, que tem como objetivo castrar 900 animais em três meses
Rodrigo Nagafuti/Secom Poá
A Prefeitura de Macapá irá realizar, de forma gratuita, cirurgias de castração em cães e gatos do Conjunto Habitacional Macapaba I e bairros próximos durante 90 dias. A ação começará na próxima segunda-feira (8), de forma itinerante,com duas unidades móveis de atendimento à disposição dos moradores.
Para acessar o serviço, o cidadão deve cadastrar seu pet no site
No primeiro acesso, o tutor deve se registrar com informações como nome, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), e-mail e senha. A partir desses dados, será gerado o login de acesso ao sistema que corresponde ao CPF e senha informados. O cadastro permanecerá aberto ininterruptamente.
Os tutores devem apresentar cópia dos seguintes documentos para a realização do procedimento: comprovante de residência atualizado, documento oficial com foto e comprovante de cadastro no Censo Animal. Animais com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos podem ser castrados.
A iniciativa, que tem como objetivo castrar 900 animais em três meses, faz parte do projeto Castramóvel Itinerante, conduzido pela Coordenadoria de Saúde, Proteção e Defesa Animal, em parceria com a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS).
No entanto, pets no cio ou que amamentam não podem passar pela intervenção cirúrgica. Cães e gatos que tomaram vacina antirrábica são operados um mês depois da aplicação.
Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, a partir das 8h da manhã. Serão distribuídas 30 senhas diárias e os donos precisam levar o animal em jejum, no tempo mínimo de 12 horas, para realização da coleta de material e dos exames pré-operatórios.
É obrigatório que o responsável leve caixa de transporte para felinos, focinheira e guia reforçada para cães (machos e fêmeas), roupas cirúrgicas para cães e gatos (apenas fêmeas) e colar elizabetano para cães e gatos (machos e fêmeas) durante o atendimento.
O cronograma de atividades será o seguinte: de 8 a 12 de maio, haverá atendimento para gatos de ambos os sexos; de 15 a 19 de maio, atendimento para cães machos; e de 22 a 26 de maio, atendimento para cães fêmeas. Encerrado o mês de maio, a Prefeitura de Macapá divulgará novos cronogramas dos meses de junho e julho.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.