No AP, 163 locais que vendem aparelhos para aferir pressão são fiscalizados pelo Ipem


Equipamentos costumam ser vendidos em farmácias de diferentes pontos da capital. Até o momento, 38 foram verificados e dois reprovados na inspeção do Instituto de Pesos e Medidas. No Amapá estabelecimentos que vendem medidores de pressão passam por fiscalização
Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 32% da população adulta brasileira tem hipertensão. Pensando nisso, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), fiscalizou 160 estabelecimentos que vendem aparelhos para aferir pressão no Amapá. 
Durante as fiscalizações, 80 ocorrências foram emitidas e 38 aparelhos foram levados para inspeção na sede do Ipem, na Zona de Macapá. Dois deles foram reprovados na avaliação por questões operacionais. 
Sede do instituto de pesos e medidas (Ipem)
Jorge Júnior/Rede Amazônica
“Não conseguimos detectar na hora qual o problema do aparelho, por isso precisamos trazer até a nossa sede. Antes de tudo, é preciso que ele tenha a portaria de aprovação de modelo para poder ser vendido”, informou Ronildo Nobre, coordenador técnico operacional do Ipem.
A aprovação de Modelo é a decisão que reconhece que um modelo de instrumento de medição ou medida materializada satisfaz às exigências regulamentares. 
Além de serem usados nas farmácias para aferir pressão, muitos desses equipamentos são comprados pela população por conta da facilidade na hora do uso. 
Alguns detalhes precisam ser levados em consideração para manter o aparelho em boa qualidade, como colocar a pilha só no momento que for usar e evitar deixar ele cair. 
Em farmácias é comum o uso do aparelho
Rede Amazônica/Reprodução
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.