Em Oiapoque, tropas militares do Brasil e EUA se preparam para última fase da operação ‘Core 23’


Militares partiram de Macapá e foram transportados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) neste sábado (11). Exercícios conjuntos seguem até esta quarta-feira (15). No Amapá, 310 militares participam das ações
22ª Brigada de Infantaria de Selva/Divulgação
Militares do Exército Brasileiro e dos Estados Unidos partiram neste sábado (11) de Macapá com destino ao município de Oiapoque, no Extremo Norte do país, onde participarão de uma nova fase da operação ‘Core 23’. O exercício combinado entre ambos os países segue até esta quarta-feira (15).
As tropas decolaram em um avião modelo KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB). Em Oiapoque ocorrerá a continuidade das ações.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
Embarque das tropas do Exército Brasileiro e dos Estados Unidos ocorreu neste sábado (11)
22ª Brigada de Infantaria de Selva/Divulgação
Na última semana as ações ocorreram no município de Ferreira Gomes, onde ocorreu uma simulação de assalto aeromóvel, com o uso de helicópteros do Exército Brasileiro e de operações em ambiente de selva.
‘Core 23’
Helicópteros do Exército Brasileiro são usados nos exercícios
22ª Brigada de Infantaria de Selva/Divulgação
Core significa Combined Operation and Rotation Exercise, ou Exercício Combinado de Operação e Rotação, em português. A atividade resulta de um programa de cooperação assinado entre o Brasil e os Estados Unidos, e estipula uma série de exercícios conjuntos até 2028.
Esta é a terceira edição. A primeira aconteceu em 2021, no Brasil, e a segunda em 2022, em Louisiana. Na atividade, as tropas dos países compartilham suas experiências e sobre técnicas, táticas e procedimentos de Defesa e doutrina. São 1.200 militares do Comando Militar do Norte envolvidos nesta edição.
O Exército Brasileiro destacou que através dos exercícios, as tropas de ambos os países compartilham experiências e trocam conhecimentos sobre doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando ampliar a interoperabilidade entre os exércitos e desenvolver a doutrina militar terrestre.
O encerramento da ‘Core 23’ está marcado para o dia 16 de novembro, na Companhia Especial de Fronteira (CEF), em Oiapoque.
LEIA MAIS:
Militares do exército americano desembarcam no Amapá para treinamento combinado
Exército do Brasil e EUA realizam treinamento na fronteira entre Amapá e Guiana Francesa
Na Amazônia, militares dos EUA iniciam treinamentos em conjunto com o Exército Brasileiro
Militares do Exército Brasileiro e dos Estados Unidos
22ª Brigada de Infantaria de Selva/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.