No AP, indígenas que tiveram plantações afetadas por pragas receberão 75 toneladas de farinha de mandioca


Primeiro carregamento foi de 10,5 toneladas. Ao todo, serão 75 toneladas do alimento para atender famílias indígenas de Oiapoque. Alimento foi adquirido pela Conab
Erich Macias/GEA
Famílias indígenas do município de Oiapoque, no Extremo Norte do Amapá, que foram afetadas por pragas nas plantações de manivas de mandioca, vão receber cerca de 10,5 toneladas de farinha. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) pelo governo do Estado, que recebeu o carregamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
De acordo com o governo, cada família vai receber 30 quilos do alimento. Ao todo, a aquisição vai entregar um total de 75 toneladas, sendo outras 10 nos próximos dias. O investimento total chegou a R$ 900 mil.
O produto foi adquirido pelo Conab através da Cooperativa dos Moradores Agroextrativistas da Reserva do baixo Cajari (Coopemarca).
A medida busca auxiliar os indígenas que tiveram perdas na produção de maniva. Em agosto, o governo federal reconheceu situação de emergência após as plantações serem atingidas por fungos e bactéria.
Iniciativa vai enviar um total de 75 tonelados do alimento
Erich Macias/GEA
Os três fungos dos gêneros ‘fusarium’ e ‘colletotrichume’ a bactéria ‘fitoplasma’ foram detectados pela Agência Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Diagro) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá).
Os fungos e a bactéria causaram problemas que impediram o crescimento das raízes da mandioca. 
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), as pragas atingiram todas as áreas de plantio de Oiapoque, município que abriga 66 aldeias e mais de 10 mil indígenas.
LEIA MAIS:
Amapá decreta emergência em terras indígenas após aumento de doenças causadas por fungos em plantações de mandioca
Governo Federal reconhece gravidade após plantações serem atingidas por fungos e bactéria
Amapá recebe cerca de R$ 1 milhão em recursos para estudos contra a praga da mandioca
Produto foi adquirido da Coopemarca, no Amapá
Erich Macias/GEA
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.