Além da capital, outros 7 municípios são afetados pelos incêndios. Recomendação é para o uso em áreas ao ar livre, principalmente por grupos prioritários como idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios ou cardíacos. Capital amanhaceu coberta por fumaça nesta quinta-feira (23)
Rafael Aleixo/g1
O governo do Amapá recomendou nesta quinta-feira (23) o uso de máscaras pela população de Macapá, após o estado alcançar altos índices de contaminação do ar em virtude das fumaças geradas por incêndios florestais. A recomendação é para o uso em áreas ao ar livre, principalmente por crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios ou cardíacos.
A medida foi anunciada após um relatório emitido pelo Comitê de Crise de Eventos Hidrológicos e Mudanças Climáticas, do governo Estadual. Segundo os dados, 8 municípios estão com a qualidade do ar afetada.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
“Enfrentamos uma situação crítica em Macapá e nos municípios de Mazagão, Santana, Itaubal, Cutias, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Amapá, onde a população tem sentido um aumento significativo de fumaça nos últimos dias. É imprescindível o uso de máscaras neste momento, para cuidarmos da nossa saúde”, disse o governador Clécio Luís.
Os maiores incêndios no estado ocorrem na Reserva Biológica do Lago Piratuba, no Leste do estado, e no Parque Nacional do Cabo Orange, no Norte. Segundo o governo, fumaças de incêndios em ilhas do Pará também chegam ao estado e contribuem com o agravamento da qualidade do ar.
Focos foram registrados próximo à capital
Rafael Aleixo/g1
Medidas adotadas
Para ajudar nos combates, foram mobilizadas equipes do Corpo de Bombeiros Militar, ICMBio, Ibama e da Defesa Civil Estadual.
Uma operação foi lançada ainda em agosto e conta com cerca de 480 militares e 67 brigadistas. Mais de 2.361 focos ativos de queimadas foram registrados.
Incêndio na Reserva Biológica do Lago Piratuba, no Leste do Amapá
Rafael Aleixo/g1
LEIA MAIS:
Incêndio está incontrolável na Reserva Biológica do Lago Piratuba no Amapá, diz Ibama
No AP, incêndio na Reserva Biológica do Lago Piratuba chega a 8 quilômetros de extensão
No AP, é registrado uma média de 8 focos de calor por dia; vegetações chegam a queimar por 6 horas
Incêndios já consumiram mais de 8 mil hectares da Reserva Biológica do Lago Piratuba, no AP
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Moradores de Macapá são orientados a usar máscaras por conta da fumaça dos incêndios florestais
Bookmark the permalink.