‘Enem dos concursos’: Macapá, Oiapoque e Laranjal do Jari terão aplicação de provas no AP


Concurso Nacional Unificado vai ofertar 6.640 vagas, em 21 órgãos federais. Edital deve ser publicado em 20 de dezembro. 21 órgãos e entidades aderiram ao novo modelo de concurso com oferta de 6.640 vagas
Analice Diniz/g1
Os municípios de Macapá, Oiapoque e Laranjal do Jari terão aplicação de provas do Concurso Nacional Unificado – o “Enem dos concursos públicos”. A relação das cidades foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
No total, 21 órgãos e entidades aderiram ao novo modelo de concurso com oferta de 6.640 vagas. A Fundação Cesgranrio será responsável pela aplicação da prova.
O edital do concurso com os requisitos para os cargos, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas, deve ser publicado em 20 de dezembro.
💼 Confira a lista por carreiras/cargos de cada órgão federal
A Comissão Organizadora usou como critério para a escolha das cidades a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso (VEJA LISTA COMPLETA).
Norte: 39 cidades;
Nordeste: 54 cidades;
Centro-Oeste: 20 cidades;
Sudeste: 44 cidades; e
Sul: 23 cidades.
Detalhamento dos locais de prova
Para definir os locais de prova, foram selecionadas cidades com mais de 100 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas, segundo a comissão.
Como será a prova?
A prova será dividida em duas partes no mesmo dia.
A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.
Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.