Fogo destruiu cerca de 5 mil hectares no sudoeste da Reserva Biológica do Lago Piratuba. Multa é de R$ 54 milhões, segundo a polícia. Brigadistas do ICMBio e Ibama seguem monitorando outros dois incêndios em áreas distintas. Agentes da PF e analistas do ICMBio sobrevoaram área da Rebio do Piratuba
PF/Divulgação
Um adulto e dois adolescentes foram apontados pela Polícia Federal como autores de um, dos três incêndios que atingiram a Reserva Biológica do Lago Piratuba, no Leste do Amapá. Segundo informações da PF divulgadas nesta segunda-feira (4), o valor da multa para crimes dessa magnitude é de aproximadamente R$ 54 milhões.
O incêndio em questão fica na região sudoeste da reserva e foi cessado após a chegada de chuvas. O incêndio começou no dia 14 de novembro e destruiu aproximadamente 6 mil hectares, sendo 5 dentro da área da reserva.
As investigações em campo levaram cerca de 3 dias e ocorreram a partir de sobrevoos da PF com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Incêndio na região sudoeste da reserva
Rafael Aleixo/g1
A PF informou que os três envolvidos estariam caçando e pescando na região, quando acenderam uma fogueira e não teriam apagado o fogo após a preparação da alimentação. Depois de se alastrar com muita velocidade, o fogo teria entrado na reserva.
Os três investigados poderão responder por incêndio culposo. O adulto pode responder ainda pelo crime de corrupção de menores e pode pegar até 6 anos de reclusão, segundo a polícia.
Áreas consumidas pelos incêndios
Sudeste – 5 mil hectares (incêndio extinto)
Noroeste – 7,8 mil hectares
Sudoeste – 5,5 mil hectares
Sobre os incêndios
Cerca de 45 brigadistas atuam na região
Bruno Costa/ICMBio
Mais de 12 mil hectares de vegetação da Reserva Biológica do Lago Piratuba foram consumidos por 3 incêndios. Cerca de 45 brigadistas do ICMBio e do Ibama atuaram em uma nova linha de frente depois que as chamas ultrapassaram as trincheiras do último local onde os trabalhos estavam concentrados.
Os incêndios estavam concentrados nas porções sudoeste, noroeste e sudeste da reserva. – este último já cessado.
A reserva possui um total de 392.474,85 hectares, abrange os municípios de Amapá, Tartarugalzinho e Pracuúba, que ficam na Região dos Lagos.
LEIA MAIS:
Incêndio está incontrolável na Reserva Biológica do Lago Piratuba no Amapá, diz Ibama
No AP, incêndio na Reserva Biológica do Lago Piratuba chega a 8 quilômetros de extensão
Agentes da Força Nacional serão enviados ao Amapá para ajudar no combate aos incêndios florestais
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adulto e adolescentes são apontados pela PF como autores de incêndio em reserva biológica, no AP
Bookmark the permalink.