Comunidade no interior do AP recebe máquina para retirar sal da água do rio Araguari


Dessalinizador foi inaugurado esta semana em Santa Rosa do Araguari, no interior do município de Tartarugalzinho.  Dessalinizador foi inaugurado na segunda-feira (4) em Santa Rosa do Araguari
Prefeitura de Tartarugalzinho/Reprodução
Uma máquina dessalinizadora foi inaugurada na comunidade de Santa Rosa do Araguari, no interior de Tartarugalzinho, distante cerca de  203 quilômetros de Macapá. O equipamento vai ser usado para retirar o sal da água captada do rio Araguari. 
A população da região, assim como os moradores do Arquipélago do Bailique, sofrem com o fenômeno da salinização dos mananciais. O que torna a água imprópria para o consumo. 
A tecnologia israelense promete tornar a água do famoso Araguari potável para a população da região.
Veja também:
Salinização do Rio Amazonas volta a deixar ribeirinhos sem água potável em arquipélago no Amapá
Dessalinizador é enviado para ajudar famílias sem água potável no Arquipélago do Bailique, no AP
O prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, destacou a inauguração é um passo importante para enfrentar os desafios ambientais. 
“A inauguração deste dessalinizador representa um passo importante para garantir o acesso à água de qualidade nessas áreas tão remotas. Essa tecnologia é essencial para enfrentar os desafios trazidos pelas mudanças ambientais”, afirmou o prefeito. 
A salinização ocorre por conta do avanço do Oceano Atlântico sobre os rios de água-doce. Durante o período de estiagem esse fenômeno se intensifica causando emergências.
Após aumento da salinização na foz do Rio Amazonas, governo do AP decreta situação de emergência no Bailique
Santa Rosa do Araguari é a comunidade mais afastada da sede do município de Tartarugalzinho, no local a população vive de atividades rurais. 
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.