Unidades de urgência e emergência funcionam em regime de plantão e sobreaviso, outras entram em recesso; confira as unidades e atendimentos. HE atende pacientes de alta complexidade
Arquivo/GEA
No Amapá, a incidência de ocorrências médicas no fim de ano aumenta. Um esquema de atendimento foi definido do Estado do Amapá, para fornecer assistência e serviços médicos adequados em urgências e emergência nos hospitais. (confira os hospitais e atendimentos no fim da reportagem)
Segundo a Secretaria do Estado da Saúde (Sesa), Unidades como o Hospital de emergência e a UPA da Zona Norte, funcionam através de escalas, com profissionais da saúde de plantão e sobreaviso. Os atendimentos das unidades dever ser procurados conforme classificação de risco.
Hospital de Emergências (HE)
No HE, doze médicos revezam o trabalho por dia para serviços ambulatoriais a cada quatro horas. Atendendo serviços de urgência e emergência, sendo casos graves de alta complexidade.
UPA Zona Norte
A unidade atende casos de média complexidade, de urgência e emergência. E terá equipe de enfermeiros e técnicos para atendimento de traumas e observação em salas de medicação.
Hospital Estadual de Santana
No hospital de Santana, atua uma equipe disposta à serviços ambulatoriais. Composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, psicólogos, nutricionistas. Além dos atendimentos de técnico em nutricionismo, em radiografia, assistência social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Hospital Estadual de Laranjal do Jari
No Hospital do Jari, ao Sul do Amapá. As equipes de enfermagem e técnicos de enfermagem atuam em três turnos por dia, em atendimentos de urgência e emergência. Três clínicos gerais, dois pediatras, um ortopedista, dois cirurgiões e um anestesista estarão à disposição.
Hospital Estadual de Oiapoque
Em Oiapoque, uma equipe formadas por médicos clínico geral, obstetra, anestesista, cirurgião geral, pediatra, uma equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuam em regime de escala. Com serviços de urgência e emergência
Pronto Atendimento Infantil (PAI)
No PAI, os atendimentos seguem com o fluxo diário de urgência e emergência para crianças, com disponibilidades de técnicos, enfermeiros e médicos. No hospital a criança também pode ser imunizada contra a Covid-19, assim como pais e acompanhantes.
Maternidade Mãe Luzia
Os atendimentos da maternidade seguem normalmente, com atendimentos 24 horas, durante todos os dias da semana.
Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap)
O Hemoap funciona em seu horário normal, das 7h30 as12h30, atendendo voluntários espontâneos e por agendamento. O instituto não funciona no recesso, do dia 25 ao dia 31. Os serviços da carreta serão suspensos no período de 1º a 5 de janeiro, retornando apenas no dia 8. A agência transfusional, que libera as bolsas de sangue para os hospitais, funciona 24 horas todos os dias.
Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT)
No CRDT, serão atendidos pacientes com consultas já agendadas. O centro não funciona no recesso, de 25 de dezembro a 1º de janeiro, e retorna com as atividades no segundo dia de janeiro.
Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis)
O centro atende consultas agendadas das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, e não funciona no recesso. As atividades normalizam a partir do segundo dia de janeiro.
Centro de Reabilitação do Amapá (Creap)
Unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h através de agendamento. Com atendimentos para fisioterapia, terapeuta, fonoaudiologia, e psicólogos. O centro não funciona no recesso, e volta ao expediente normal em 2 de janeiro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Os atendimentos já estão valendo e seguem assim até dia 1º de janeiro.
A partir do dia 2 de janeiro, os atendimentos voltam a funcionar em horário habitual nas unidades de saúde do estado.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Veja como vai funcionar o atendimento nas unidades de saúde do AP durante as festas de fim de ano
Bookmark the permalink.