Documento foi emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Com status, estado pode realizar o livre trânsito e comercialização de animais, além de ficar isento de vacinação a partir de 2024. Campanha de vacinação contra aftosa segue até este sábado (30)
Maksuel Martins/GEA
O Amapá foi reconhecido como área livre da febre aftosa, sem vacinação, em rebanhos de bovinos, bubalinos, suínos e pequenos ruminantes. A certificação de zona livre da doença foi anunciada nesta quarta-feira (27) pelo governo do Estado após decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O status também é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e com isso o estado pode realizar o livre trânsito e comercialização dos animais. O Amapá também fica livre da vacinação a partir de 2024.
Em 2017, o estado foi o último a alcançar o status de livre da aftosa, com vacinação.
A campanha de vacinação no estado começou em outubro e encerra neste sábado (30), sendo coordenada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Diagro).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Campanha de vacinação no estado encerra neste sábado (30)
Divulgação/Secom-AP
A meta para o Brasil ser todo livre de febre aftosa sem vacinação é em 2026. Atualmente, existem mais de 70 países reconhecidos livres de febre aftosa sem vacinação, que são potenciais mercados para a produção de carne bovina e suína. Entre esses países estão Japão, EUA, México e países da UE.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Febre aftosa
É uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida de úlceras na boca e nos pés, principalmente de bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A contaminação ocorre pelo contato entre animais, objetos e veículos contaminados.
Não é uma doença tradicionalmente fatal, mas o prejuízo é maior para o comércio da pecuária, em razão das restrições à circulação da produção.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Amapá é reconhecido como área livre de febre aftosa, sem vacinação
Bookmark the permalink.