“O som da mata e o rufar dos tambores”, é o título da primeira exposição pós pandemia realizada por Keka Cantuária, artisticamente conhecido como Karlos. A mostra possui o foco na cultura e riqueza regionais. Keka Cantuária expõe mais de 40 obras no Espaço Cultural da Rede Amazônica
Aline Benevides/Rede Amazônica
O artista plástico Karlos Cantuária, também conhecido como “Keka Cantuária”, expõe cerca de 44 obras no Espaço Cultural da Rede Amazônica Dr. Phelippe Daou. As obras apresentam diferentes técnicas e vão do cubismo, ao 3d, e retratam principalmente o surrealismo.
Em todas as obras, ele busca retratar a riqueza dos sons amazônicos, com a exposição intitulada “O som da mata e o rufar dos tambores” , onde destaca a figura do batuque, do marabaixo e dos animais da região.
A exposição está aberta a visitas até o final do mês de janeiro, através de agendamento pelo telefone (96) 99112-6310.
Cantuária explica a mensagem através desta nova exposição, a primeira que realiza após o período de pandemia.
“O intuito é que a sociedade possa apreciar e adquirir, divulgar a sua terra e a sua cultura cada vez mais, promovendo o turismo aqui na nossa região que é rica de cultura”, disse.
Em suas pinturas e esculturas há um grande destaque ao marabaixo. Karlos afirma que há um legado dentro desta cultura.
“Na cultura amapaense temos um legado muito grande que é o marabaixo, esse sentido cores vivas dentro da cultura local e o batuque são elementos que representam que nós somos, além dos nosso animais como o boto e a onça pintada” , disse.
Batuque e marabaixo são destaques nas obras do artista Karlos Cantuária
Isadora Pereira/g1
Onça pintada também é um dos destaques da exposição
Isadora Pereira/g1
Ele explica que há uma diferente utilização de cores e técnicas para cada obra e que as cores destacam a beleza da figura.
“Essa gama de técnicas dá uma conotação diferente em cada peça. Os olhos encantam a própria mente, então faz com que você se prenda naquela peça e olhar os detalhes que tem nela”
Esculturas do artista Karlos Cantuária
Isadora Pereira/g1
Sobre o Artista:
Popularmente conhecido como Keka Cantuária, mas artisticamente assina como Karlos. O pintor e escultor explica que “Karlos” é como assina suas obras e “Keka” é a sua essência artística, um lado mais inspirador.
Do cubismo ao surrealismo, o artista traz obras regionais repletas de cores, sendo pinturas e esculturas e trabalha há mais de 30 anos na área das artes plásticas. Ele já realizou diversas exposições coletivas e individuais antes de 2020, o ano em que iniciou a pandemia.
Em 2021, no período de pandemia, Karlos realizou uma reservada exposição em seu ateliê e desde então, havia parado com as mostras, retornando no início de 2024 com mais de 40 obras em exposição.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
Artista Karlos Cantuária expõe obras com destaque amazônico no espaço cultural Dr. Phelippe Daou
Bookmark the permalink.