Transporte do material que foi confeccionado no canteiro da Praça do Barão, na área central, iniciou nesta terça-feira (9). Ao todo, são 27 peças. Transporte do material iniciou nesta terça-feira (9)
Luiz Felype Santos-PMM/divulgação
Após a demolição da antiga fundação da ponte Sérgio Arruda, na zona Norte de Macapá, os próximos 20 dias de trabalho são a instalação de 27 vigas de sustentação, chegando a 50% da obra concluída. O transporte do material que foi feito na Praça do Barão, no centro da cidade, iniciou nesta terça-feira (9).
O projeto, que segundo a Prefeitura de Macapá, é a maior obra de mobilidade urbana da capital, tem previsão de entrega para o início do mês de março.
“Agora inicia o processo de execução da laje. A gente começa a montagem das pré-lajes, que, inclusive, já estão feitas lá no local, e aí, sim, a concretagem. Esse processo vai durar em torno de 20 dias, então daí caminhamos para a fase final da construção”, disse o secretário municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
O secretário pontuou ainda que o processo de transporte deste material precisa ser cuidadoso. Em caso de danos, os trabalhos podem atrasar até um mês.
“O transporte das vigas para o local da obra é a etapa mais crítica, importante e delicada. A quebra de uma pode ocasionar atraso de, no mínimo, 30 dias. Uma vez que teria que ser confeccionada novamente. A locomoção deve ser tratada com muito cuidado”, informou Cássio Cruz.
Apesar do período chuvoso que o Estado enfrenta, a expectativa da Semob é que não haja atraso. Dentro do cronograma de execução dos trabalhos, o inverno amazônico foi previsto.
Sobre o projeto
Projeto arquitetônico da nova ponte Sérgio Arruda em Macapá
PMM/divulgação
O projeto prevê requalificação da área do Canal do Jandiá, alargamento da ponte e construção de 4 faixas de rolamento.
Obra da ponte Sérgio Arruda inicia neste sábado e deve ser entregue no fim do ano
De acordo com a prefeitura de Macapá, a princípio está prevista a construção de:
3 vias no sentido Centro/Zona Norte
1 via no sentido Zona Norte/Centro
Para o alargamento da ponte, será feito o deslocamento da rede elétrica, não sendo necessária a desapropriação de casas e empreendimentos. Outra novidade é que a ponte não será mais elevada e ficará “praticamente no nível da rua”.
Demolição
Uma das máquinas utilizadas na demolição da Ponte Sérgio Arruda no AP
Luiz Felype Santos-PMM/divulgação
Durante a derrubada da ponte, não foram utilizados explosivos, pois esse processo geraria muitos transtornos para a população do entorno.
Demolição da ponte Sérgio Arruda deve durar quinze dias, diz Semob
“A gente preferiu utilizar uma escavadeira hidráulica com um rompedor hidráulico, um método um pouco mais lento, porém, nos dá essa segurança de que a população do entorno não será afetada diretamente”, informou o secretário à época da demolição.
O processo durou cerca de 15 dias até a finalização e o início da construção do novo espaço.
Investimento
O tamanho total da área construída é de 9.679,82 metros quadrados, com investimento total de R$ 9.983.157.30 de emendas federais, além de contrapartida do Tesouro Municipal.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Com a instalação de vigas na Sérgio Arruda, obra chega a 50%; etapa deve durar 20 dias, diz secretário
Bookmark the permalink.