Operação integra o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas e está ativa em 6 municípios do estado do Amapá, que em 2022 apresentou a maior taxa de mortes violentas do Brasil. Operação Fronteira em Santana
Sejusp/divulgação
A Operação Protetor da Fronteira é uma ação que faz parte do programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp-Mj) e já está ativo em 6 municípios do Amapá .
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Dentre as operações de reforço estão as ações de inteligência, investigação e prevenção a outras ocorrências. A operação também possui uma parceria com o Governo do Amapá, que reforçou recursos tecnológicos, com drones para as investigações, juntamente ao Governo Federal.
Segurança é reforçada nas fronteiras do Amapá
Arquivo/Sejusp
A ação busca reduzir o índice de criminalidade nessas áreas, prevenindo mortes violentas intencionais e outros crimes. O monitoramento policial está ativo nas fronteiras de Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca e Laranjal do Jari.
Essa operação surge devido aos dados do Anuário de Segurança Pública do ano de 2022, que constatou que o Amapá foi o estado do Brasil com a maior taxa de mortes violentas e por intervenções policiais do país.
Os municípios de Macapá e Santana também recebem esse reforço policial apesar de não integrarem a fronteira, pois no ano de 2022, nos dois municípios se concentraram 95% de todo aumento nas mortes violentas intencionais no estado.
Segundo José Neto, secretário do estado de Segurança Pública, as ações de fortalecimento na segurança continuam no município e na capital.
“Santana, apesar de não ser um município fronteiriço, permanece com as ações preventivas e ostensivas na cidade, assim como a capital, Macapá”
Balanço das operações
De acordo com o balanço de 2023 divulgado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nas operações Hórus e Paz, que também atuam nas fronteiras, foram realizadas 34 mil abordagens policiais e mais de 1,4 mil barreiras estratégicas.
Sejusp divulga balanço de operações “Hórus” e “Paz” do AP
Arquivo/Sejusp
Das duas operações, houveram:
82 armas de fogo apreendidas;
2,2 mil porções de drogas retiradas;
70 quilos de entorpecentes apreendidas por tráfico;
267 prisões;
179 mandados diversos;
261 Boletins de Ocorrências (BOs);
3,6 inquéritos concluídos.
De acordo com o delegado geral Cezar Vieira, foram mais de 3 mil processos com indiciamento.
“Tivemos o cumprimento de uma demanda reprimida dos inquéritos que estavam ainda pendentes de conclusão. Foram 3.693 procedimentos concluídos com indiciamento, com representações preventivas, cautelares e demais procedimentos”, disse.
Participam da ação no Amapá, a Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Polícia Civil.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Operação reforça combate ao crime organizado em regiões de fronteira no AP
Bookmark the permalink.