Problemas em sensor de temperatura impossibilita a realização de pousos e decolagens por instrumentos no Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, na capital. Senador informou que conversou com o presidente da Anac nesta segunda-feira (15). Aeroporto Internacional de Macapá
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Até esta segunda-feira (15) apenas voos em condições de operações visuais estavam sendo operados no Aeroporto Internacional de Macapá. Um problema no sensor de temperatura e umidade relativa do ar impossibilitou os pousos e decolagens por instrumentos.
O equipamento é usado para operações em condições climáticas adversas. Na tarde desta segunda-feira (15) a concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pela operação do aeroporto, informou que a manutenção do instrumento é de responsabilidade do governo federal.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
O senador Randolfe Rodrigues publicou um vídeo nas redes sociais informando que em conversa com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi informado que ainda na noite desta segunda (15) os voos a partir de instrumentos seriam reestabelecidos no aeroporto.
“Após nossa representação nesta manhã junto à Anac, contra a empresa concessionária do Aeroporto Internacional de Macapá, fui informado pelo presidente da Anac que já, a partir da noite de hoje, será reestabelecido os serviços do equipamento necessário a aproximação por instrumentos no aeroporto”, descreveu o senador.
Todas as companhias áreas que operam no aeroporto relataram atrasos em voos.
Veja a nota da NOA :
A NOA, Norte da Amazônia Airports, concessionária do Aeroporto Internacional de Macapá, informou que a responsabilidade pela gestão e operação dos serviços de apoio à navegação aérea, em área de tráfego dos aeroportos da NOA é do poder público federal, conforme contrato de concessão. A empresa reforça que não possui qualquer responsabilidade em relação à gestão e manutenção de equipamentos referentes à prestação dos serviços de informação aeronáutica, gerenciamento de tráfego aéreo e meteorologia.
A NOA esclarece ainda que a atual impossibilidade de realização de pousos e decolagens por instrumentos no aeroporto de Macapá, ocorre em decorrência de um problema no sensor de temperatura e umidade relativa do ar, equipamento extremamente importante para operações em condições climáticas adversas. Nesse momento, o aeroporto está operando pousos e decolagens por condições visuais.
A NOA informou que já notificou a empresa responsável pela gestão do equipamento e aguarda a resolução da situação, que deve acontecer nos próximos dias, de acordo com informações da companhia que está sob a gestão do poder público federal.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Voos em Macapá voltarão a ser operados por instrumentos, anuncia senador Randolfe Rodrigues
Bookmark the permalink.