Terceiro caso foi confirmado no início da tarde desta segunda-feira (15). Estado definiu medidas emergenciais para conter surto e aumentar cobertura vacinal. Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA)
GEA/Divulgação
O governo do Amapá confirmou no início de tarde desta segunda-feira (15) a morte de uma terceira criança após o surto de síndromes gripais. Outras duas crianças haviam morrido até este domingo (14), entre elas uma menor indígena que estava internada no Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).
Até a publicação desta reportagem, o governo não havia dado detalhes sobre os óbitos.
Veja também :
Surto de síndromes gripais causa emergência de saúde no Amapá
Duas crianças morrem após surto de gripe no Amapá
Em entrevista ao vivo para o JAP1, o governador do Amapá , Clécio Luis (Solidariedade), confirmou o número de óbitos e falou sobre a superlotação dos hospitais e a importância da vacinação.
“Nós estamos no terceiro óbito e isso é muito preocupante, hoje nós estamos realmente com uma superlotação de todas as nossas unidades, sobretudo das que tem crianças e adolescentes, principalmente as que tem entre 5 meses e 6 anos, onde se verifica o maior números de crianças não vacinadas. É importante que todo mundo saiba, sem criar alarme ou pânico que nós estamos vivendo um surto grave”, falou.
De acordo com o governo, todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas estão lotadas.
O governador disse ainda que as obras em andamento no HCA foram aceleradas e a expectativa é entregar mais de 90 leitos até esta sexta-feira (19).
Outros 30 novos já foram instalados em um hospital da rede particular em Santana, distante cerca de 17 quilômetros de Macapá. O governo não descartou a utilização de espaços como a Unidade Santa Inês e o Hospital Universitário (HU).
Em tratativas com o Ministério da Saúde, o governo detalhou a situação emergencial do Amapá e aguarda a chegada de técnicos e pediatras da Força Nacional de Saúde.
Veja medidas anunciadas para combater surto de síndromes gripais no Amapá
Clécio Luís, governador do Amapá, decreta emergência de saúde após surto de síndromes gripais
Netto Lacerda/GEA
A prefeitura de Macapá adiantou a vacinação para o público em geral da influenza.
Veja abaixo as medidas definidas após a reunião para combater o surto:
Aumento de UTIs em Macapá e Santana
Intensificação da campanha de vacinação
Decreto com medidas sanitárias
Restituição do Comitê de Emergência em Saúde
Reforço de oxigênio nas unidades de saúde
Aumento de escalas de plantões
O que é a influenza?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.
A vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Amapá registra três mortes de crianças após surto de síndromes gripais
Bookmark the permalink.