Ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (19). Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão no Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá (Iapen) e um no bairro do São Lázaro, zona Norte de Macapá. Operação investiga acusados de ‘recrutar’ internos do Iapen para facção
Na manhã desta sexta-feira (19), uma operação realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amapá (Ficco/AP), com apoio do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (PM), cumpriu sete mandados de busca e apreensão no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e um no bairro do São Lázaro, na Zona Norte de Macapá.
A ação investiga um grupo acusado de “recrutar” presos do Iapen para uma facção atuante no Estado.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Ação ocorreu nesta sexta-feira (19)
Polícia Federal/Divulgação
Segundo a polícia, o grupo era organizado por núcleos. Dentro deste núcleo, havia uma espécie de esquema para apadrinhamento, organização desses novos membros e venda de drogas dentro da penitenciária.
Ainda segundo a polícia, além do cadastro e venda de entorpecentes no Iapen, os suspeitos coordenavam o tráfico de drogas e a comercialização de armas de fogo em Macapá, Santana e Mazagão.
Operação Mandare
A ação desta sexta-feira, batizada de Mandare, iniciou após uma revista em um pavilhão do presídio estadual. Durante este trabalho de rotina, a Ficco identificou o núcleo criminoso.
Os indivíduos abordados podem responder pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e de armas. As penas podem superar os 30 anos de reclusão, além do pagamento de multa.
Fazem parte da Ficco a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Militar (PM), Polícia Penal e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp).
Durante a operação Mandare o Batalhão de Operações Especiais (Bope) por meio do Canil também realizou buscas.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
No AP, operação investiga acusados de ‘recrutar’ internos do Iapen para facção
Bookmark the permalink.