Previsão do tempo: fevereiro terá mais chuvas que dezembro e janeiro, segundo meteorologia


Esperado é de 460 milímetros em regiões concentradas, porém média de chuvas ficam abaixo do esperado em comparação aos outros anos. Média de chuvas ficará abaixo do esperado em comparação aos anos anteriores
Arquivo/Secom
Após o mês de janeiro iniciar com chuvas intensas no estado do Amapá, o mês de fevereiro não será diferente. A expectativa é de um aumento de chuvas em comparação com os meses de dezembro e janeiro, porém a média de chuvas ficará abaixo do esperado em comparação aos anos anteriores.
De acordo com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), em fevereiro, as maiores previsões de chuva acontecem na área onde se localizam os municípios da região norte, sendo: Oiapoque, Tartarugalzinho, Calçoene, Amapá e Pracuúba.
Segundo o meteorologista do Iepa, Jeferson Vilhena, explica que as médias de chuvas vão diminuir em comparação aos anos anteriores, como a previsão de chuva para 75% do normal. Isso é explicado por conta do fenômeno El Niño, o quantitativo de chuvas no Amapá é influenciado, provocando essa diminuição das médias em comparação aos anos anteriores
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A região metropolitana onde se localizam Macapá, Santana e Mazagão tem previsão de 200 a 300 milímetros de chuva, com previsão de tempo aberto, com variação de nuvens nesta região.
Na região sul do estado onde se localizam os municípios, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, tem previsão de 150 milímetros de chuvas, cerca de menos 50% do normal.
Nos anos anteriores era comum que no mês de fevereiro, devido à grande quantidade de chuvas, muitos municípios sofressem com a elevação dos rios, provocando enchentes e alagamentos, porém, não há previsão desses casos no mês de fevereiro.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.