Celebração do aniversário de Macapá tem programação até a noite deste domingo (4). Bolo de 50 metros para celebrar aniversário de Macapá
Isadora Pereira/g1
A programação de aniversário de 266 anos de Macapá seguiu na manhã deste domingo (4), na data oficial. O dia começou com a corrida de rua, e continuou com a missa na catedral de São José, com a participação do coral da Prefeitura de Macapá.
Coral da Prefeitura de Macapá
Merlin Pires/PMM
Missa aconteceu pela manhã deste domingo na catedral de São José
Albenir Sousa/Rede Amazônica
As festividades seguiram do lado de fora, após a missa, com marabaixo, rodas de capoeira e o corte do bolo de 50 metros, seguindo para a inauguração da Praça Povos do Meio do Mundo.
A fundadora e coordenadora da Associação Cultural Raízes da Favela, Elísia Congó, falou sobre a integração do marabaixo na história do estado e sobre o encontro das bandeiras.
“O marabaixo ele confunde-se com a história do estado do Amapá, os negros que pra cá vieram e trouxeram com eles a cultura do tambor, e aqui fixaram essa cultura nossa que é um patrimônio material do Brasil. Aí a importância do encontro das bandeiras, onde os negros, partes foram para a favela e partes foram para o laguinho depois de serem retirados da frente da cidade, e Macapá, a nossa cidade, que tanto amamos e aqui estamos até hoje”, disse a coordenadora.
Elísia Congó é fundadora e coordenadora da Associação Cultural Raízes da Favela
Albenir Sousa/Rede Amazônica
Rodas de capoeira
Isadora Pereira/g1
Após as celebrações com o marabaixo e a capoeira, foi realizado o momento mais aguardado pela população, o corte do bolo de 50 metros. Na ansiedade por um pedaço, crianças e adultos aguardavam a vez com um recipiente onde o bolo pudesse ser armazenado, sendo um pote, balde, sacola, ou até mesmo na mochila.
William aguardava por seu pedaço de bolo
Albenir Sousa/Rede Amazônica
Foi o caso do William Silva, que estava aguardando desde muito cedo com um balde para pegar o máximo de bolo que conseguisse. Ele contou que era a sua primeira vez, mas que se preparou.
“Vim preparado com o meu balde para pegar o meu pedaço e levar pra casa, mas também vou aproveitar a programação que tá bem bacana, o que vier depois do bolo é lucro, vim por ele”, disse William.
William Silva se preparou com um balde para pegar o bolo
Isadora Pereira/g1
Por fim, a programação seguiu em outro ponto da cidade, com inauguração da Praça Povos do Meio do Mundo, na Zona Sul de Macapá . O prefeito de Macapá, Dr. Antônio Furlan, destacou que a celebração e a inauguração também são homenagens aos povos originários que fundaram a capital do Amapá.
“A praça é uma homenagem aos povos originários que deram as mãos e construíram Macapá, aqui nós temos a homenagem ao povo negro, ao povo indígena, ao caboclo, ao ribeirinho, que juntos construíram essa bela cidade”, disse o prefeito.
Inauguração da praça povos do meio do mundo
Mônica Peixoto/Rede Amazônica
A programação para celebrar o aniversário de Macapá, segue até a noite deste domingo (4), com diversas programações na cidade, além dos shows nacionais do grupo Pixote e do cantor Carlinhos Brown.
Veja Também:
Macapá 266 anos: Pixote e Carlinhos Brown são algumas das atrações musicais da programação
Macapá 266 anos: celebração reúne artistas locais e show nacional do grupo ‘Pixote’ durante 3 dias de programação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Macapá 266 anos: programação teve manifestações religiosas, corte de bolo e inauguração de praça
Bookmark the permalink.