Município decretou estado de emergência na última quinta-feira (1º). Kits médicos para a prevenção são divididos em adulto e pediátrico e distribuídos para sintomáticos no Hospital de Oiapoque. Oiapoque registrou maior alta de dengue no mês de janeiro no Amapá
Gabriel Maciel/Sesa
Após o decreto emergencial na última quinta-feira (1º), os serviços para a prevenção da dengue foram reforçados no estado do Amapá. Especialmente no município de Oiapoque, que registrou 461 casos suspeitos em janeiro, sendo 123 positivos. Dois kits para medicação contra a doença foram preparados, sendo o adulto e o pediátrico.
Os medicamentos são para quem apresenta leves sintomas de dengue. Eles foram reforçados na farmácia do Hospital Estadual de Oiapoque (HEO), dentre eles, são disponibilizados.
Antitérmicos para o controle da febre;
Sais para hidratação;
Antialérgicos para diminuição de coceira;
Kit contra dengue é distribuído em farmácia de hospital do Oiapoque
Gabriel Maciel/Sesa
Cerca de 24 mil destes itens foram enviados ao hospital, com o investimento de mais de 25 mil reais pelo governo do Amapá.
Para a prevenção, ações de vacinação e limpeza também estão sendo realizadas no município de Oiapoque, incluindo a ampliação das análises do Laboratório de Fronteira (Lafron).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Que além da dengue, registrou o aumento de outras doenças provenientes do mosquito Aedes Aegypti, como a dengue, chikungunya e Zica. As ações são promovidas pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS).
Além destas ações voltadas a população do município, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também abasteceu a farmácia do polo Base da Comunidade Indígena Aldeia Manga, com mais de 2 mil medicamentos para serem utilizados nos atendimentos das aldeias.
No atendimento, a população indígena conta com uma equipe multidisciplinar com médicos, odontólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes de endemias e de saúde indígena.
Veja também:
Laboratório de Fronteira no Amapá tem atendimento estendido para diagnóstico de dengue
Governo do AP decreta situação de emergência em Oiapoque após aumento de casos de dengue
Amapá ocupa o 6º lugar em ranking nacional de casos de dengue em 2024
Morte de jovem de 25 anos por dengue hemorrágica é confirmada em Oiapoque
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Kits para sintomas leves de dengue são oferecidos nos hospitais de Oiapoque
Bookmark the permalink.