O aumento dos casos de doenças respiratórias tem provocado uma sobrecarga no serviço de saúde. Município informou que apenas 35% de pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas. Prefeito de Santana decreta situação de emergência na saúde
Prefeitura de Santana/Divulgação
O prefeito Sebastião Bala Rocha (Progressistas) do município de Santana, distante cerca de 19 quilômetros de Macapá, decretou situação de emergência em saúde pública nesta terça-feira (16) após alta nos casos de internações de pessoas com sintomas gripais, principalmente de crianças. Apenas 35% do público prioritário se imunizou.
O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do município. A prefeitura de Santana informou que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) cresceram consideravelmente e evoluem para formas mais graves e com a necessidade de hospitalização.
Surto de síndromes gripais causa emergência de saúde no Amapá
Os 35% imunizados representam 28.774 doses aplicadas. Uma reunião foi realizada nesta terça (16) entre representantes da prefeitura, Ministério Público, Vara da Infância e Adolescência, Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), além de gestores da saúde do Estado.
“Precisamos, de fato, manter a vacinação atualizada contra a influenza e a Covid-19. A gente deve lembrar que essa vacinação não deve acontecer se a criança estiver doente. Ela deve estar sem sintomas gripais. Mas a gente não pode deixar de vacinar e atingir o nosso objetivo, que é imunizar mais de 90% da nossa população-alvo, e diminuir cada vez mais a ocorrência de casos graves”, disse o prefeito Sebastião Bala Rocha.
Medidas anunciadas pelo município:
Ampliação dos grupos prioritários para vacinação contra a Influenza, especialmente, as crianças de 6 meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Ampliação dos horários de funcionamento das UBS’s
Intensificação das ações de vacinação em áreas da Estratégia Saúde da Família (ESF), com busca ativa, de casa em casa, do público alvo
Pontos itinerantes de vacinação nos supermercados Santa Lúcia e Fortaleza, funcionando em horário especial (de 8h as 18h)
Vacinação nas creches e escolas do fundamental I (públicas e privadas)
Vacinação volante, de segunda à sexta, de 8h às 12h e 15h às 18h
Pontos de vacinação:
A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e policlínicas do município, de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, além de pontos itinerantes.
Já aos sábados, quatro postos de saúde acolhem o público, conforme divulgação realizada no portal da Prefeitura.
Documentos necessários:
As pessoas que vão receber o imunizante precisam apresentar o cartão de vacina, o cartão do SUS e um documento de identificação com foto.
A vacina também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde das regiões rurais e ribeirinhas.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Prefeito de Santana decreta emergência em saúde pública após disparo de casos de gripe
Bookmark the permalink.