Foliões de Macapá vão às ruas mesmo com o cancelamento do bloco ‘A Banda’


Decreto emergencial por conta de fortes chuvas em Macapá não impediu a população de ir às ruas nesta terça-feira (13). Foliões festejam na Rua Cândido Mendes
Isadora Pereira/g1
Mesmo com o adiamento do evento decretado na tarde desta terça-feira (13), por conta das fortes chuvas em Macapá, a animação de alguns foliões não diminuiu e muitas pessoas estiveram presentes no local onde aconteceria a passagem do bloco “A Banda”. A concentração na Rua Cândido Mendes estava repleta de pessoas fantasiadas ou com abadás, e caixas de som.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Helder Carneiro, secretário do bloco “A Banda”, afirmou que devido à situação emergencial de fortes chuvas na capital do Amapá, policiais e bombeiros militares que atuariam na segurança do evento, foram evacuados para o patrulhamento das regiões atingidas. Mesmo que a chuva diminua com o tempo, ainda assim, não é possível realizar o monitoramento completo adequado para o percurso.
“Nós entramos em contato com o governo do estado e com a prefeitura e como um acordo observamos que seria melhor o cancelamento, porque no percurso da banda havia um efetivo de 400 militares e também 100 bombeiros militares, com o cancelamento agora esses efetivos vão ser transferidos para estes pontos críticos. A gente sabe que muita gente está passando por um momento difícil de alagamento então por isso resolvemos cancelar”, disse Carneiro.
Mesmo com o decreto emergencial que vai até as 10h desta quarta-feira (14), muitas pessoas estiveram presentes na Rua Cândido Mendes, que faz parte do trajeto que seria percorrido.
🎉 Veja mais notícias sobre o Carnaval 2024 no Amapá
Um trio de amigos com uma caixa de som improvisada celebrou mesmo com o cancelamento, assim como outros foliões fantasiados que afirmaram que não iriam se afastar do local.
Trio não deixa de participar do carnaval na rua Cândido Mendes
Isadora Pereira/g1
O vendedor autônomo José Leal Batista, relatou que vai ter um prejuízo com o cancelamento do festejo.
“Vou ter um prejuízo de dois mil reais só com a bebida, mas vou ter uma oportunidade de vender de novo, vou em outras localidades que estejam celebrando, mas espero que as chuvas diminuam e ninguém saia prejudicado”, disse o vendedor.
Vendedor autônomo busca clientes em outras localidades
Isadora Pereira/g1
A Maria Raimunda Pantoja, integrante do grupo Afroxé, chegou preparada para o desfile, quando soube do decreto emergencial, disse que era necessário a população se recolher.
“Todo ano nós fazemos a abertura com banho de cheiro no decorrer da banda, mas nesse ano não tem como, a preocupação com a catástrofe, as pessoas tendo que sair das suas casas, não tem como pular o carnaval hoje”, disse Maria.
Maria alertou sobre decreto emergencial
Isadora Pereira/g1
O coronel Alexandre Veríssimo, coordenador da Defesa Civil Estadual, recomenda que os cidadãos permaneçam em casa e não saiam para festejar o Carnaval até um comunicado oficial, pois há situações climáticas que não podem ser controladas.
Veja Também:
Prefeitura de Macapá decreta situação de emergência na capital por conta das fortes chuvas
Desfile d’A Banda é cancelado por conta de chuvas intensas e alagamentos em Macapá
Em reunião de emergência, autoridades anunciam medidas após 14 horas de chuva em Macapá
Famílias afetadas pelas chuvas em Macapá receberão ajuda humanitária
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.