Oficinas tiveram a participação de indígenas e são realizadas pela Embrapa Amapá em áreas experimentais de pesquisa. Objetivo é formar multiplicadores de manivas com maior qualidade. Oficina realizada na Embrapa Amapá
Ricardo Costa/Embrapa Amapá
Uma programação está capacitando agricultores indígenas sobre técnicas para o cultivo e produção de manivas-semente de mandioca com alta qualidade fitossanitária e genética no Amapá. As oficinas são realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e ocorre em áreas de pesquisa em Macapá.
Entre as novidades do Programa de Modernização do Cultivo da Mandioca no Amapá estão tecnologias já utilizadas em outras regiões do país, como descreveu Helton Fleck que é analista de transferência e tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
“A oficina tem por foco o Reniva, que é uma rede de produção de manivas em todo o Brasil, com qualidade genética e fitossanitária. Houve muitos avanços nos últimos 12 anos sobre a questão de multiplicação de ganho de escala e de material de mandioca”, explicou Fleck.
Marinelson dos Santos mora da Terra Indígena Uaçá, em Oiapoque
Rafael Aleixo/g1
O agente ambiental indígena e produtor Marinelson dos Santos mora da Terra Indígena Uaçá, em Oiapoque. Ele descreveu que na aldeia Açaizal, onde trabalha, os produtores estão sofrendo com uma doença e vieram para a oficina aprender novas técnicas.
“Me dedico à mandioca há mais de 20 anos, que é a área da agricultura mais forte lá. Hoje, a gente vem sofrendo com uma doença nas manivas e algumas vieram a morrer, com mandiocas que apodreceram. Estamos aqui na oficina pra aprender sobre como plantar novas mudas mais resistentes”, disse o indígena.
Os agricultores e extensionistas participantes conheceram de perto experimentos de cultivares de mandioca, instalado em sistema de rotação com milho e adubação a partir de material orgânico.
Cerca de 100 pessoas participam da programação, que segue ao longo desta sexta-feira (26) no Campo Experimental da Embrapa no quilômetro 43 da BR-210.
Cerca de 100 agricultores foram capacitados pela Embrapa
Ricardo Costa/Embrapa Amapá
Produção de mandioca no Amapá
De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a produção de mandioca no Amapá, em 2020, o estado produziu cerca de 112 mil toneladas da raiz. O produto é considerado como um dos principais da agricultura familiar local.
Segundo a Embrapa, o principal desafio para o aumento da produção é o investimento em manivas-sementes de material genético de elevada qualidade, além dos agricultores adotarem práticas de cultivo com elevado nível tecnológico.
Programa de modernização da mandiocultura no Amapá
Embrapa Amapá/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Agricultores são capacitados para produção de mandioca com alta qualidade genética no AP
Bookmark the permalink.