Simpósio Multidisciplinar aborda prevenção à violência contra pessoa idosa no AP


Segunda edição do evento acontece nesta sexta-feira (16) no Museu Sacaca, em Macapá. 2 Simpósio Amapaense Multidisciplinar vai abordar boas práticas e prevenção à violência contra a pessoa idosa.
FreePink
Com tema “Construindo apoios e multiplicando conhecimento sobre boas práticas de conscientização e prevenção à violência contra a pessoa idosa no SUS e SUAS, nos municípios do Estado do Amapá”, acontece nesta sexta-feira (16), o 2 Simpósio Amapaense Multidisciplinar, que vai abordar boas práticas e prevenção à violência contra a pessoa idosa.
O encontro será no Museu Sacaca, a partir das 8h30 até às 16h30, e terá a participação de profissionais da saúde e assistência dos municípios e ainda, institutos e associações voltadas às pessoas idosas.
A programação que conta com palestras de especialistas no tema, faz parte de um ciclo de atividades criado em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando conscientizar a população e é alusiva ao “Junho Violeta”, que marca o Dia Mundial de Combate à violência contra a pessoa idosa, instituído no dia 15 de junho pela ONU e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa
Socorro Moura é uma das palestrantes do evento
Socorro Moura / Arquivo Pessoal
“O segundo Simpósio Amapaense multidisciplinar vai oportunizar a implementação de políticas públicas que define de forma positiva o lugar da população idosa na sociedade e privilegiem cuidado as pessoas idosas”, reforçou Socorro Moura, irmã camiliana e fundadora da Pastoral da Saúde em Macapá.
O g1 também conversou com Goreth Espindola, enfermeira e membro da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que explicou sobre a importância deste encontro.
“Este segundo evento tem uma abordagem mais holística, mais abrangente. Convidamos participantes de 16 municípios para apresentar projetos de boas práticas que incluam atendimento, enfrentamento e prevenção, pois precisamos dessa integralidade. Os três primeiros lugares serão premiados”, ressaltou.
“Nós estamos fazendo essa busca ativa de sensibilização, para que a pessoa idosa possa ser acolhida e que tenha esse vínculo com família também, tanto no âmbito multiprofissional quanto dimensional. Isso futuramente poderá garantir uma rede de atenção bem definida e resolutiva”, disse Espíndola.
Com informações de Sônia Ribeiro, Secretária da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amapá, a participação do judiciário no evento será de forma pontual.
“Nós acompanhamos o calendário de atividades além de campanhas. A partir disso, nós faremos um mutirão, que pretende dar vazão aos processos que tramitam em relação à violência contra a pessoa idosa, que estão distribuídos em todas as comarcas do Estado”, informou.
Juíza da 2ª Vara de Família, Elayne Cantuária
Ascom/TJAP
A juiza Elayne Cantuária, que é uma das palestrantes do 2 Simpósio, ressaltou que é dever dos poderes públicos, da sociedade e das famílias esse amparo e proteção.
“Há também alguns benefícios que podem ser buscados para o reforço dessa proteção social. Acredito que estamos melhorando, mas precisamos avançar um pouco mais. Inicialmente é importante mapear com diagnósticos e estatísticas para depois propor soluções mais focalizadas e específicas.” concluiu.
Programação de abertura:
Data: 16 de junho de 2023 (sexta-feira)
Local: Museu Sacaca
Horário:
Credenciamento: das 8h30 às 10h
Palestra: Violência contra a pessoa idosa (11h)
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.