Defesa Civil emitiu alerta nesta quarta-feira (19). Regiões com possíveis alagamentos são monitoradas no Sul do estado. Acumulados que podem chegar a 23 milímetros no estado
GEA/Divulgação
A Defesa Civil do Amapá emitiu nesta quarta-feira (19) um alerta sobre fortes chuvas para os extremos Norte e Sul do estado, além da Região Metropolitana de Macapá. A meteorologia prevê precipitações de intensidade fraca a moderada ainda na noite desta quarta, com acumulados que podem chegar a 23 milímetros.
Moradores registram alagamentos causados por fortes chuvas em Santana
Segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), as precipitações mais intensas estão previstas para acorrer sobre os municípios de Oiapoque, Calçoene, Macapá, Santana, Mazagão e Laranjal do Jari.
O Rio Jari alcançou os 3,06 metros na tarde desta quarta. O Cel Janary Picanço, secretário executivo da Defesa Civil, descreveu que as equipes estão de prontidão para eventuais necessidades.
“Em Laranjal e Vitória do Jari a medição do nível do rio deixou os municípios em alerta, estando as equipes municipais e estaduais de sobreaviso para quaisquer emergências”, informou o coordenador.
Nesses municípios as precipitações podem variar de 50 a 95 milímetros. A Defesa Civil informou que está monitorando todas os municípios e está em contato direto com as coordenadorias municipais de Laranjal e Vitória do Jari.
Imagem da última cheia no Rio Jari, no Sul do Amapá
Prefeitura de Laranjal do Jari/Divulgação
Previsão para quinta (20)
Na quinta-feira (20) a meteorologia prevê chuvas moderadas e intensas entre 15 e 48 milímetros no estado. No Sul, a intensidade começa a diminuir, segundo o alerta da Defesa Civil.
Em caso de emergência a população deve entrar em contato através do 193 do Corpo de Bombeiros e do 190 com o Centro Integrado de Operações em Defesa Social.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Chuvas intensas são esperadas para Oiapoque, Jari e Região Metropolitana de Macapá
Bookmark the permalink.