Comemorações seguem até quarta-feira (21) no Senac, em Macapá. Membros da Academia Amapaense de Letras
Flávio Cavalcante/Arquivo Pessoal
A Academia Amapaense de Letras completa 70 anos de fundação nesta quarta-feira (21) e uma extensa programação marca a data especial em Macapá. Entre as atividades estão palestras, lançamentos de livros e apresentações culturais no auditório do Senac Amapá, no bairro Santa Rita, na Zona Sul da capital.
Academia foi fundada no dia 21 de junho de 1953. De acordo com Fernando Canto, presidente da academia, a maioria dos primeiros membros eram professores do Ginásio Amapaense, que na época funcionava na Escola Barão do Rio Branco.
“A academia nasceu da necessidade de ilustrar o aparato intelectual amapaense no antigo Território Federal do Amapá. Nossos esforços agora são para reativar essa memória que tanto nós precisamos nos apoiar pra termos essa identidade”, disse Canto.
Fernando Canto, presidente da Academia Amapaense de Letras
Flávio Cavalcante/Arquivo Pessoal
Fernando Canto descreveu que com a morte de alguns dos fundadores a academia ficou parada por alguns anos. Apenas em 31 de agosto de 1988 a academia foi recomposta e buscou a composição dos 40 membros.
Nesta segunda-feira (19) um café da manhã para jornalistas e autoridades marcou o início das celebrações. A programação segue nesta terça-feira (20) a partir das 18h.
Na quarta-feira haverá também homenagens, entrega de certificados a instituições e personalidades, além do troféu Destaque Cultural 2023 para escritores e medalhas comemorativas para os acadêmicos da academia.
A cerimônia terá a leitura de uma carta escrita no período da fundação pelo então governador do Amapá Janary Gentil Nunes, além de homenagem póstuma ao ex-presidente Nilson Montoril.
Membros da Academia Amapaense de Letras
Flávio Cavalcante/Arquivo Pessoal
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Lançamento de livros, troféus e apresentações marcam os 70 anos da Academia Amapaense de Letras
Bookmark the permalink.