Moda autoral amapaense: criatividade de artistas trazem cores e identidade regionais para acessórios e roupas


7ª edição do projeto ‘Modamazon’ foi inspirada nas riquezas do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Projeto de moda divulga trabalhos criativos e autorais em Macapá. Projeto ‘Modamazon’, no Amapá
Sebrae Amapá/Divulgação
Quando falamos de moda, o imaginário do amapaense ainda viaja para outros lugares para encontrar referências de roupas e acessórios, mas o projeto de moda autoral ‘Modamazon’, pode provar que a cidade de Macapá, já oferece opções regionais do que vestir com qualidade e estilo.
Idealizado e coordenado desde 2018, por Driko Peixoto, o Projeto Modamazon, que teve na 7ª edição realizada neste mês pelo Sebrae/AP, é um coletivo que une 20 criadores de moda autoral e artesãos do Estado do Amapá, e pode ser considerado o maior evento de moda local.
Este ano, o tema foi “Tumucumaque expedição ao Amapá” mostrando as riquezas e a biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
‘Modamazon’ inspirada nas riquezas do Parque do Tumucumaque
Sebrae Amapá/Divulgação
De acordo com o coordenador, todos os artistas participaram de uma imersão com estudos sobre a biodiversidade nativa para desenvolver coleções inspiradas no tema.
O Parque é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral e também o maior parque nacional do Brasil de floresta tropical do mundo.
Driko Peixoto avalia que o cenário de moda está em uma crescente em várias vertentes. “Há um desenvolvimento significativo nos mais variados nichos do setor fashion, seja de vestuário ou acessórios como bolsas, biojoias e etc. Sabe-se que existem diversos empreendedores criando moda, porém, ainda no silêncio e anonimato de seus ateliês, e o modamazon vem justamente para dar esse incentivo no desenvolvimento de nossa moda”, destacou.
O g1 conversou com uma das criadoras que participa do coletivo: Sarah Aranha, que trabalha com jóias em metais artesanais e atualmente desenvolve peças em cobre e alumínio. Ela conta que se inspirou a criar peças artesanais durante participações em brechós e feiras, quando via outras participantes produzindo e comercializando produtos autorais.
Sarah Aranha, ao centro da imagem
Sarah Aranha/Arquivo Pessoal
“Foi aí que tive a ideia de produzir colares, mas na verdade eu já tinha feito bijuterias simples para comercializar quando eu era criança, meio que retomei a prática e comecei a evoluir dentro dos estudos de artesanato artístico”, explicou.
A principal inspiração de Sarah para criar é a mãe, Helena de Almeida, que comprou os primeiros materiais para produção e também ensinou as primeiras técnicas. Para a criadora de jóias, o mundo místico também faz parte da produção criativa.
“ Minha inspiração atual é a magia, eu tento me inspirar nos seres mágicos e na magia que existe em cada pessoa, objeto ou lugar pra criar algo que seja atraente aos olhos e ainda seja capaz de mudar os sentimentos de quem usa. Eu faço peças que se conectam diretamente com a auto estima do meu usuário e por isso elas se tornam tão queridas”, detalhou.
7ª edição do projeto ‘Modamazon’ foi inspirada nas riquezas do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
Sebrae Amapá/Divulgação
Projeto Amazon
Na 7ª Edição do Modamazon-2023 aconteceu nos dias 17 e 18 de junho, no Auditório Macapá na sede do Sebrae-AP. Trouxe novidades na passarela, com desfiles de criadores e artesãos da Região dos Lagos (Tartarugalzinho, Pracuúba e Amapá) além da moda democrática, modelos de diversos biotipos, raças, idades e gêneros.
O objetivo da iniciativa do projeto é desenvolver a indústria têxtil/confecção e criadores de moda no Amapá partindo dos princípios da sustentabilidade (ambiental, econômico, e social).
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.