AP recebe primeira subestação móvel de energia com capacidade para abastecer cerca de 40 mil residências


Unidade foi entregue neste sábado (24) e faz parte do do plano de investimentos da concessão feita pelo estado ao grupo CEA Equatorial Energia.

Amapá recebe primeira subestação móvel de energia
GEA/Divulgação

Como alternativa de emergência em casos de falha no fornecimento de energia elétrica, o Amapá recebeu neste sábado (24) a primeira subestação móvel de energia do estado. A unidade funciona num caminhão e vai possibilitar também manutenções em postos fixos no interior e na área urbana.

O equipamento é gerenciado pela empresa CEA Equatorial e tem capacidade para atender cerca de 40 mil residências em situação de emergência.

De acordo com o governador do Amapá, Clécio Luís, com a nova aquisição, será possível evitar casos como o apagão de 2020.

“A unidade garante que todas as 19 subestações existentes no estado recebam manutenção constantes, sejam corretivas ou preventivas. Além de ajudar a evitar que ocorram casos parecidos como o que aconteceu na época do apagão, isso faz parte do plano de investimentos da concessão feita pelo Estado ao Grupo Equatorial Energia, que nós cobramos e estamos tendo resultado”, disse.

Ainda segundo o governo, a aquisição faz parte do Plano de Investimentos da concessão dos serviços de distribuição de energia elétrica feita pelo Estado ao Grupo Equatorial.

Com 30 Megavolt-ampere (MVA) de potência, a unidade é capaz de operar em 138 quilovolt (KV) e 69 quilovolt (KV). Ela funciona em um caminhão de tração com 72 toneladas e cerca 25 metros de comprimento.

Bookmark the permalink.