Empresas que ganharem licitação de transporte coletivo poderão operar por até 25 anos, em Macapá


Linhas serão divididas em dois lotes, que contarão com um total de 180 ônibus. Processo licitatório será lançado nesta sexta-feira (28). Ônibus rerebidos com novas tecnologias em Macapá
CTMac/Divulgação
A licitação para a concessão do serviço de transporte público municipal de Macapá será lançado às 9h desta sexta-feira (28), no auditório da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). As empresas vencedoras poderão operar os dois blocos disponibilizados no edital do processo por até 25 anos.
O processo licitatório busca melhorar a qualidade do serviço na capital, com 180 veículos, incluindo reservas, que deverão ser equipados com tecnologia para que os usuários possam acompanhar em tempo real o trajeto, para proporcionar pontualidade.
De acordo com o edital, lançado em no dia 27 de março, todo o serviço deverá aderir ao bilhete único e ao sistema de monitoramento dos veículos, com viagens, horários e rotas. As empresas interessadas terão até 120 dias para manifestar interesse.
A concessão dos blocos será de 20 anos, podendo ser prorrogada por mais 5 anos. A concorrência será a do tipo menor preço, e aceita empresas da área de transporte, inclusive as organizadas em consórcios.
O presidente da Comissão Especial de Licitação, Walmiglisson da Silva, descreveu como o processo
“Nós estaremos ali recebendo as empresas interessadas em participar. E também essas empresas vão apresentar à comissão dois envelopes, um contendo as propostas de preço e outro envelope com os documentos de habilitação, que são requisitos legais”, informou o presidente da comissão.
Atualmente o sistema de transporte coletivo é gerenciado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap) e passará a ser operado pela Companhia de Trânsito e Transporte (CTMac).
Blocos de operação e concessão
Cerca de 40 mil pessoas utilizam o transporte coletivo em Macapá
José Eduardo Lima/g1
Serão dois blocos, sendo o primeiro com o atendimento das demandas da Zona Norte e Oeste. Já o segundo atenderá as zonas Sul e Sudoeste.
Cada um dos lotes tem valor estimado em R$ 1 bilhão. Atualmente mais de 40 mil pessoas usam o transporte coletivo em Macapá.
A CTMac informou que o sistema será dividido em 33 linhas, com 16 em um lote e 17 no outro.
Veja mais
Licitação do transporte coletivo prevê Wi-Fi em ônibus e alta de 12% nas viagens diárias em Macapá
TCE anula licitação do transporte público de Macapá; prefeitura diz que já faz novo estudo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.