Inauguração da residência aconteceu na manhã desta sexta-feira (30). Das 60 vagas que foram disponibilizadas, 38 já estão preenchidas. “Lua Carolina Costa é o nome da Casa do Estudante Aniversário da UNIFAP.
Mariana Ferreira/g1
Na manhã desta sexta-feira (30), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) inaugurou a Casa do Estudante – Lua Carolina Costa de Oliveira após 9 anos de espera em função de problemas administrativos e estruturais na obra. Das 60 vagas que foram disponibilizadas, 38 já estão preenchidas.
Com a Inauguração do espaço, promete abrigar estudantes que não possuem casa em Macapá. Do total de vagas, 10% são para cotas afirmativas e 10% para a mobilidade e cooperação técnica nacional e internacional.
Fernanda Silva, de 25 anos, estudante de Pedagogia da Unifap.
Mariana Ferreira/g1
Fernanda Silva, de 25 anos, é estudante de Pedagogia e passa a morar na residência. Segundo ela, a entrega da casa é uma vitória para comunidade acadêmica.
“É um momento histórico que estamos vivendo. Além de garantir o acesso dos estudantes às Universidades é preciso garantir a estadia deles nesses lugares.” disse a aluna.
A seleção dos candidatos aconteceu em maio deste ano por meio de edital. O coordenador do Departamento de Ações Comunitárias e Estudantis (DACE), disse enfatizou que ainda há vagas para a moradia.
Veja o edital
Inscreva-se
“Hoje com a entrega da casa temos até estudantes do município de Laranjal do Jari contemplados. Queremos atender as necessidades da comunidade. Inclusive ainda restam vagas. O aluno que se enquadrar no edital pode solicitar moradia.” afirmou.
A construção conta com a emenda parlamentar do Senador Randolfe Rodrigues, que destacou a importância da obra
“Isso aqui é um sonho. A sua principal função é acolher esses estudantes, cumprir o papel da educação brasileira”, destacou.
A casa do estudante é uma reivindicação antiga dos estudantes, através do Diretório Central dos Estudantes (DCE-Unifap). Através dele, muitos avanços tornaram-se possíveis.
Espaço conta com 30 apartamentos equipados com camas, ventiladores e guarda-roupas
Mariana Ferreira/g1
O espaço conta com 30 apartamentos equipados com camas, ventiladores e guarda-roupas. Além disso, a casa do estudante tem sala de estudos, cozinha, máquinas de lavar roupas e bicicletas para ajudar no deslocamento dos estudantes para a Universidade. Os alunos contarão ainda com auxílio financeiro e internet.
Nas acomodações serão dois alunos por apartamento. A casa é dividida em por dois andares, na parte de baixo ficam os homens e na parte superior as mulheres.
Homenagem
O nome da residência é uma homenagem a estudante do curso de Direito Lua Carolina Costa, de 24 anos, que faleceu em 2022.
Segundo os alunos, a jovem era atuante no movimento estudantil e uma de suas principais reivindicações era a entrega deste espaço. Na cerimônia de entrega, os familiares de Lua estiveram presentes.
“O nome dela sempre estará presente. Isso aqui é o sonho dela! Está sendo muito especial.” afirmaram eles emocionados.
Pedro Costa irmão de Lua.
Mariana Ferreira -g1 AP
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
‘É um momento histórico que estamos vivendo’, diz aluna que irá morar na Casa do Estudante do AP
Bookmark the permalink.