No verão a pele exige mais cuidados: veja como se proteger melhor


A combinação sol, muitas horas de exposição e excesso de suor elevam o risco de algumas doenças da pele. A recomendação é usar protetor solar de 2/2 horas, diariamente, blusas com fator de proteção solar, chapéu e boné e óculos escuros, como forma de barreira física de proteção
Freepik
Durante o mês de julho, que ainda é considerado o mês oficial das férias , eventos e atividades ao ar livre aumentam e os balneários e clubes entram na rota dos finais de semana com mais frequência.
Por conta disso, o aumento da exposição ao sol também é maior e a pele exige cuidados especiais.
De acordo com a dermatologista Yandra Einecke, é preciso utilizar alguns acessórios para ajudar na proteção.
“Algumas dicas são imprescindíveis para esse período de altas temperaturas. Usar protetor solar de 2 em 2 horas, diariamente, blusas com fator de proteção solar, chapéu e boné e óculos escuros, como forma de barreira física de proteção; ingerir bastante líquido para não desidratar”, orienta.
De acordo com a dermatologista Yandra Einecke, é preciso utilizar alguns acessórios para ajudar na proteção
Arquivo pessoal / Divulgação
Ela explica que a exposição ao sol precisa ter um limite de horário, em especial, quando o desejo é ter um bronzeado bonito. “Todos deveriam restringir a exposição solar no período de 10h a 17h , pois é o período de maior incidência de radiação UV-A”, alertou.
Então, se você deseja pegar um bronzeado, sem queimaduras e sem muitas sequelas do sol, o ideal é se expor ao sol por apenas 20-30 minutos no período de antes das 10h manhã ou após as 17h. E sempre usar protetor solar no rosto e no corpo.
“Queimado de sol”
Ao passar muito tempo no sol, a pele geralmente fica avermelhada e exige atenção, pois já pode ser considerada queimadura de 1º grau. Nos casos mais graves podem ter até bolhas e é perceptível quando a pele fica descascando. “Nesses casos, o ideal é passar bastante hidratante, usar pomadas de assadura nas áreas mais graves e caprichar na hidratação oral”, orienta Einecke
Cuidado com a pele dos pequeninos nas férias
A dermatologista chama atenção dos pais quando o assunto é pele de criança. “As crianças precisam de mais atenção em relação a hidratação, pois não costumam lembrar de tomar água”, ressalta.
Todas as crianças a partir de dois anos de idade podem usar protetor, além disso existe protetor solar infantil, que não arde nos olhos. Evite também com contato com alimentos como limão e exposição solar, pois podem ocasionar queimadura.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.