Operação ‘Strike’ cumpriu 20 mandados de busca, apreensão e prisão preventiva nesta quinta-feira (27). Operação prende integrantes de grupo que aplicava golpes de estelionato pela internet
Polícia Civil/Divulgação
Um grupo criminoso que aplicava golpes pela internet e fez dezenas de vítimas foi desarticulado pela Polícia Civil do Amapá nesta quinta-feira (27). A operação “Strike” cumpriu 20 mandados judiciais de busca, apreensão e prisão preventiva em bairros da Zona Sul de Macapá.
Segundo a 9ª Delegacia de Polícia da Capital, que coordena a operação, pelo menos 7 pessoas foram localizadas, entre elas, 6 homens e uma mulher. Todos os presos estavam até a publicação desta reportagem na 9ª Delegacia.
A investigação aponta que o grupo cometeu pelo menos 3 crimes: organização criminosa, falsidade ideológica e fraude eletrônica (estelionato).
“Pelo que fora apurado, o grupo criminoso teria induzido a erro (ardil/fraude) dezenas de vítimas e obtido importante vantagem financeira, causando grande prejuízo econômico nesta Capital, operando tratativas maliciosas pela Rede Mundial de Computadores, se valendo de perfis falsos, conversas ardilosas e utilizando de aplicativos de mensagens, informou o delegado Nixon Kenedy, que acompanha o caso.
Ainda foi possível identificar que os crimes era coordenados por 3 líderes e com articulações de dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Outros integrantes executavam os crimes enganando as vítimas.
Os mandados judiciais foram determinados pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Macapá, Juiz José Castelões Menezes Neto, e cumpridos em vários bairros da zona sul de Macapá, por policias da 9ª DP, DPC e CORE.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Polícia desarticula grupo que aplicava golpes pela internet dentro e fora de presídio no AP
Bookmark the permalink.