Homem resgata Sucuri gigante na orla do rio Amazonas, no AP: ‘salvamos ela e evitamos o pior’ 


Rafael Paes, de 34 anos, avistou o animal enquanto passeava pelo local na tarde deste domingo (6). Resgate foi feito em um momento de maré baixa. Rafael Paes, resgatou o animal neste domingo (6) na orla do Araxá.
Arquivo Pessoal/Rafael Paes
Uma cena inusitada chamou atenção de Rafael Paes, de 34 anos, na tarde deste domingo (6) na orla do Araxá, zona central de Macapá. O tecnólogo passeava pelo local quando viu uma cobra da espécie Sucuri rastejando próximo a algumas crianças que aproveitavam a maré baixa para brincar.
“Eu estava pensando na vida […] de repente avistei a cobra próximo às crianças. Tinha pouca água em volta, então dava para identificar o animal. Minha primeira reação foi tentar tira-lá do local, antes que um acidente acontecesse ou alguém tentasse a matar”, disse Rafael. 
A Sucuri resgatada por Rafael é comum ser encontrada no Brasil, porém as espécies maiores, como essa de aproximadamente 2 metros, estão na Amazônia. 
Sucuri tinha aproximadamente 2 metros.
Arquivo Pessoal/Rafael Paes
Segundo o tecnólogo, o momento foi tenso, já que o animal era grande e forte. “Eu já tenho um pouco de experiência com esse tipo de animal, mas ela morde muito, tive que ter paciência e distrair ela”, relembrou. 
Rafael é um “protetor dos animais”, sempre estar em contato com a natureza.
Rafael Paes/Arquivo Pessoal
A orla do Araxá é movimentada durante o fim de semana por banhistas e seus familiares, no momento da ação muitas pessoas se aglomeraram no local. 
“Depois que conseguir pegar ela, muitas pessoas cercaram o local para ver a situação. Fico feliz que salvamos ela e evitamos o pior”, destacou. 
Existe uma lei que prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda para casos de morte de animais. 
Rafael acionou o Corpo de Bombeiros (CBM) para recolher o animal encaminhado ao Batalhão Ambiental. 
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
c

Bookmark the permalink.