Roda de Marabaixo em comemoração ao Dia do Trabalhador terá degustação de comidas típicas em Macapá


Tradicional celebração faz parte do Ciclo do Marabaixo e ocorre a partir das 14h desta segunda-feira (1°), no ‘Barracão da Tia Gertrudes’. Degustação de comidas típicas do Marabaixo em Macapá
Reprodução/Fundação Marabaixo
Ocorre nesta segunda-feira a roda de Marabaixo em homenagem ao Dia do Trabalho. As atividades ocorrem das 14h às 20h no “Barracão da Tia Gertrudes”, no bairro do Santa Rita, no centro de Macapá.
Valdinete Costa, representante do grupo Berço do Marabaixo, diz que o evento ainda contará com degustação de comidas típicas, dentre elas gengibirra e caldos.
“Tudo está sendo preparado com muito carinho, com muita dedicação”, disse Valdinete.
Segundo a representante, a festividade é uma maneira de celebrar os trabalhadores amapaenses.
“Sempre celebramos essa importante data com muito marabaixo. É a nossa forma de homenagear e agradecer aos trabalhadores amapaenses”, explicou.
A ação faz parte do Ciclo do Marabaixo 2023, que iniciou em 31 de março. Esta será a segunda roda de Marabaixo da programação.
Valdinete Costa, representante do grupo Berço do Marabaixo.
Ugor Feio/Arquivo g1
Marabaixo
O nome remete ao sofrimento dos escravos que não resistiram aos maus tratos causados durante viagem nos navios negreiros.
Quando algum escravo morria, o cadáver era lançado ao mar e os negros entoavam cânticos de lamento “mar abaixo e mar acima”, o que originou o nome do movimento cultural.
A partir de então, os negros que eram escravizados faziam promessas aos santos os quais acreditavam e, quando a graça era alcançada, eles entoavam um “marabaixo”.
A herança foi transmitida entre as gerações futuras e está associada ao catolicismo popular, que louva santos padroeiros.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.