Projeto ‘Mais Saúde Vascular’ já atendeu mais de 30 mil pessoas em todo o estado. Projeto Mais Saúde Vascular, no Amapá
Projeto Mais Saúde/Divulgação
Um método que não necessita de cirurgia para o tratamento de varizes tem sido usado através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá. O tratamento consiste na aplicação da técnica da escleroterapia, que usa uma injeção com medicamento em forma de espuma que seca os vasos com má circulação do sangue.
Os atendimentos são feitos através do projeto ‘Mais Saúde Vascular’ e busca diminuir as filas de espera pela cirurgia de varizes. De acordo com médico Fábio Rocha, responsável pela coordenação médica da área vascular do projeto, o método torna o atendimento humanizado e já alcançou mais de 30 mil pacientes.
“A escleroterapia com espuma proporciona um tratamento efetivo da doença, com um custo mais baixo, sem necessidade de internação hospitalar e de afastamento do paciente de suas atividades diárias”, descreveu o cirurgião.
Mais de 30 mil pacientes já foram atendidos no estado
Freepik
O médico disse que a doença é mais prevalente entre a população adulta e o sistema convencional, através de cirurgia, não consegue disponibilizar vagas suficientes para atender todos os pacientes.
“São cerca de 300 aplicações por dia, no período de 20 dias ao mês. Ou seja, são cerca de 6 mil procedimentos por mês”, explicou o Rocha.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a cada uma hora, seis mulheres são internadas no Brasil para tratamento de varizes. De 2013 a 2022, 76% dos casos registrados foram em pessoas do sexo feminino.
Rocha destacou ainda que com o tratamento é possível tratar a doença varicosa em um estágio inicial, impedindo o agravamento.
“Este projeto proporcionou destravar as grandes filas cirúrgicas para o tratamento de varizes, além de ter um custo financeiro bem inferior ao tratamento convencional. O paciente não necessita ficar afastado de suas atividades profissionais durante o tratamento, ou seja, sem necessidade de longos atestados”, explicou o médico.
Mais Saúde Vascular
Projeto atende pacientes de todo o estado
Projeto Mais Saúde/Divulgação
O Mais Saúde Vascular surgiu após levantamento realizado pelas equipes médicas do programa de atendimento oftalmológico identificar um alto índice de pacientes diabéticos com predisposição para problemas vasculares.
Por iniciativa do senador Davi Alcolumbre, em parceria com os Capuchinhos, o programa tem o objetivo de atender os pacientes no estado. Desde janeiro deste ano,o Mais Saúde Vascular já realizou mais de 30 mil procedimentos, tendo uma média diária de 200 atendimentos.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Tratamento para varizes à base de espuma tem reduzido fila do SUS no Amapá
Bookmark the permalink.