Dados são da operação Amapá Verde. Além dos focos de calor, municípios da região dos lagos são ameaçados pela seca. Fogo em vegetação no Laranjal do Jari
CBM-AP/reprodução
Outubro é considerado o mês mais quente no estado do Amapá e com o pico da estiagem, o Extremo Norte do Brasil vive um momento de alerta. Os municípios de Amapá e Tartarugalzinho, localizados no Centro do estado, sofrem com a seca dos rios e com as queimadas nas áreas de matas.
Só nos primeiros dois meses da operação Amapá Verde, 327 ocorrências de queimadas foram registradas em todos os municípios.
Veja também: Amapá Verde: ação monitora focos de calor e incêndios durante o ‘verão amazônico’
De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM), Alexandre Veríssimo, a maioria dos focos são de queimadas ilegais.
“Muitos agricultores fazem fogo para usar o espaço para plantar. É preciso que fique claro que essa não é a única forma de limpar o solo, com esses focos há prejuízos em cadeia”, lembrou o comandante.
Tartarugalzinho, distante cerca de 230 quilômetros de Macapá, lidera os registros. No início do mês de setembro foram 35 focos o que representa 26,5%.
Amapá, a 306 quilômetros da capital, aparece em segundo lugar, no mês de setembro, com 17,4%. Em número absolutos, no ano passado foram registrados 2.700 focos, enquanto neste ano, já são mais de 5 mil casos.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
Operação Amapá Verde: Corpo de Bombeiros continua com ações de combate à queimadas
A operação tem a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Delegacia de Meio Ambiente do Amapá (Dema), do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e segue até o dia 6 de dezembro.
Período mais quente do ano
O mês de outubro e é considerado o período do ano mais quente, o que significa dizer que o estado pode registrar as mais altas temperaturas anuais. Conforme o Núcleo de Hidrometeorologia (NHMet), a previsão é de poucas chuvas e sol forte, com alerta para os focos de calor.
Outubro pode registrar temperatura mais alta do ano no Amapá, aponta previsão do tempo
O período atual é representado pelo evento El Niño, – fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas -, segundo o meteorologista Jefferson Vilhena, o fenômeno pode intensificar neste ano o período de estiagem.
O que é o fenômeno El Niño
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Mais de 300 queimadas foram registradas em 2 meses na Floresta Amazônica no AP
Bookmark the permalink.