Com 30% das obras concluídas próximo passo é a demolição da ponte Sérgio Arruda


Projeto prevê requalificação da área do Canal do Jandiá, alargamento da ponte e construção de 4 faixas de rolamento. Previsão de entrega é para março de 2024. Demolição da ponte Sergio Arruda está programada para novembro
Jesiel Braga/PMM
Obras na ponte Sérgio Arruda
Albenir Souza/Rede Amazônica
As obras de revitalização da ponte Sérgio Arruda, que liga o Centro e a Zona Norte de Macapá, está com cerca de 30% de avanços. Segundo o cronograma da Secretaria Municipal de Obras (Semob), o próximo passo é a demolição da ponte, programada para primeira quinzena de novembro.
O projeto iniciou em junho deste ano e prevê requalificação da área do Canal do Jandiá, com alargamento da ponte e a construção de 4 faixas de rolamento. A previsão de entrega era para o fim deste ano, sendo adida para março de 2024.
Veja também:
Obra da ponte Sérgio Arruda inicia neste sábado e deve ser entregue no fim do ano
“Iremos precisar derrubar a ponte para construirmos uma nova, dessa vez sem elevação para melhorar o fluxo nesse perímetro. Quando iniciar a derrubada vamos ter um transtorno, isso é fato, então estamos trabalhando para que esse período seja o mais rápido possível”, informou o secretário Cássio Cruz.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
Inaugurada em 2003, com 160 metros de extensão, a Ponte Sérgio Arruda logo se tornou o principal acesso do Centro à Zona Norte da capital. Cerca de 10 anos depois, em 2014, o Ministério Público (MP) apresentou à Justiça uma ação em que pedia a reforma da ponte.
Projeto de alargamento da ponte Sérgio Arruda
PMM/Divulgação
De acordo com prefeitura de Macapá, está prevista a construção de:
3 vias no sentido Centro/Zona Norte
1 via no sentido Zona Norte/Centro
A ponte foi inaugurada em 2003
Jesiel Braga/PMM
A ponte interliga mais de 20 bairros entre as zonas Norte e Sul de Macapá e com o avanço das obras, vias “alternativas” devem ser utilizadas pelos condutores, segundo o secretário, são elas:
Via expressa Aníbal Barcelos;
Rodovia Norte Sul;
Desvio próximo ao muro da Infraero
Ponte Sérgio Arruda: obra está prevista para ser entregue em março de 2024
Para o alargamento da ponte será feito o deslocamento da rede elétrica, não sendo necessária a desapropriação de casas e empreendimentos.
A 1ª fase da obra vai ser construída com apoio de emenda parlamentar de R$ 10 milhões destinada pelo deputado federal Vinícius Gurgel.
O recurso federal não contempla a urbanização do entorno. A revitalização do espaço fica por conta da prefeitura.
As ações fazem parte de um convênio assinado entre a prefeitura e o curso de engenharia civil da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Também fazem parte da iniciativa os técnicos do programa Calha Norte do Governo Federal.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:

Bookmark the permalink.