Eclipse Solar foi visto parcialmente no Amapá e famílias se reuniram no Monumento Marco Zero do Equador para observar o fenômeno natural neste sábado (14). Amapaense reproduz visor de proteção com lentes de soldagem e papelão para ver eclipse
Núbia Pacheco/g1
Pessoas de todo o Brasil estavam ansiosas para ver o eclipse neste sábado (14) e no Amapá não foi diferente. Cleiton Campos, de 38 anos, pesquisou como observar de forma segura, com um preço em conta e aproveitou para levar a família ao Monumento Marco Zero do Equador, na zona sul da capital, para observar o fenômeno.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp.
Ele conta que reproduziu um item artesanal visto na internet com lentes para soldagem e papelão. Assim, ele garantiu a diversão em família.
“Eu já tinha um pouquinho de conhecimento científico mas dei uma reforçada para ver a forma correta de ver o eclipse. Eu vi que a forma mais segura precisaria desse espelho de soldador número 14, o indicado. Rodei pela cidade de manhã e vi que o de número 14 já tinha acabado e comprei 2 de número 8, que já era suficiente para poder fazer o filtro e observar”, contou.
Após comprar o material foi a hora do preparo artesanal. “Usei duas camadas para fazer o furo do tamanho da lente que é redonda e fiz um furo um pouco menor para que ela não escorregasse, tipo um capacete ou um óculos e funcionou” disse.
Cleiton fez o objeto de forma artesanal
Núbia Pacheco/g1
Com o experimento pronto, chegou a hora de utilizar para fazer a observação com toda a família. O pequeno Samuel Ruzicka de Souza, de 8 anos, sobrinho do Cleiton, conta como foi a observação.
“O eclipse é quando a lua passa na frente do sol. Meu tio fez isso aí pra gente olhar e foi muito legal, eu consegui ver o eclipse”, disse.
Samuel Ruzicka de Souza, de 8 anos, sobrinho do Cleiton
Núbia Pacheco/g1
Eclipse Solar
O fenômeno astronômico ocorreu neste sábado (14) pôde ser assistido a partir das 15h40, No Amapá ele foi visto de forma parcial, mas ainda assim atraiu uma multidão para o Monumento Marco Zero do Equador.
Durante o fenômeno é possível observar o sol por traz da lua como um “anel de fogo” em sua volta. Em algumas ocasiões, acontece a escuridão total, em que a sombra da lua irá escurecer o céu no período da tarde, isso acontecerá em diversas regiões do norte e nordeste. A previsão para o próximo eclipse solar anular é em outubro de 2024.
Veja fotos:
Famílias se reuniram para observar o fenômeno
Mariana Ferreira/g1
Para observar foi preciso um equipamento especial
Mariana Ferreira/g1
O Monumento Marco Zero do Equador lotou
Mariana Ferreira/g1
Todos ficaram admirados com o fenômeno
Mariana Ferreira/g1
Como plano de fundo estava o Meio do Mundo
Mariana Ferreira/g1
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Amapaense reproduz visor de proteção com lentes de soldagem e papelão para ver eclipse com a família
Bookmark the permalink.