Polícia Civil do Amapá vai instaurar inquérito para responsabilizar os infratores. Garimpos de ouro foram encontrados no município de Calçoene. Garimpo ilegal em Calçoene, Amapá
Polícia Civil do Amapá/Divulgação
A Polícia Civil do Amapá por meio da operação Guardiões do Bioma encontrou e desarticulou dois garimpos ilegais de extração de ouro no interior do Amapá, nesta segunda-feira (23) . Os maquinários foram destruídos e a Polícia Civil vai instaurar inquérito para responsabilizar os infratores.
As duas áreas de garimpo ficavam localizadas uma ao lado da outra no município de Calçoene, a 374 quilômetros de Macapá.
A área foi descoberta por meio de monitoramento de imagens de satélite feito pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA).
Garimpo ilegal em Calçoene
Polícia Civil/Divulgação
Para este trabalho, a Dema utilizou a plataforma “Basil Mais” do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com auxílio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), que funciona em Brasília e compartilha informações com a Polícia Civil do Amapá.
A princípio, o monitoramento apontou alertas de desmatamento e extração mineral, o que motivou o deslocamento da equipe até a região.
“Nos deslocamos até a área georreferenciada e flagramos a área desmatada e com a ocorrência de extração de ouro, com diversos equipamentos em funcionamento em área sem licença emitida pelo órgão ambiental competente. Foi realizada a destruição de equipamentos utilizados no garimpo, assim como foi investigado quem seriam os indivíduos que exploravam e desmatavam naquela localidade”, disse o delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA e coordenador da operação no estado do Amapá.
Operação desmonta garimpo ilegal em Calçoene
Polícia Civil/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
‘Guardiões do Bioma’: 2 garimpos ilegais são desarticulados e maquinários são destruídos no AP
Bookmark the permalink.