‘Guardiões do Bioma’: 2 garimpos ilegais são desarticulados e maquinários são destruídos no AP


Polícia Civil do Amapá vai instaurar inquérito para responsabilizar os infratores. Garimpos de ouro foram encontrados no município de Calçoene. Garimpo ilegal em Calçoene, Amapá
Polícia Civil do Amapá/Divulgação
A Polícia Civil do Amapá por meio da operação Guardiões do Bioma encontrou e desarticulou dois garimpos ilegais de extração de ouro no interior do Amapá, nesta segunda-feira (23) . Os maquinários foram destruídos e a Polícia Civil vai instaurar inquérito para responsabilizar os infratores.
As duas áreas de garimpo ficavam localizadas uma ao lado da outra no município de Calçoene, a 374 quilômetros de Macapá.
A área foi descoberta por meio de monitoramento de imagens de satélite feito pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA).
Garimpo ilegal em Calçoene
Polícia Civil/Divulgação
Para este trabalho, a Dema utilizou a plataforma “Basil Mais” do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com auxílio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), que funciona em Brasília e compartilha informações com a Polícia Civil do Amapá.
A princípio, o monitoramento apontou alertas de desmatamento e extração mineral, o que motivou o deslocamento da equipe até a região.
“Nos deslocamos até a área georreferenciada e flagramos a área desmatada e com a ocorrência de extração de ouro, com diversos equipamentos em funcionamento em área sem licença emitida pelo órgão ambiental competente. Foi realizada a destruição de equipamentos utilizados no garimpo, assim como foi investigado quem seriam os indivíduos que exploravam e desmatavam naquela localidade”, disse o delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA e coordenador da operação no estado do Amapá.
Operação desmonta garimpo ilegal em Calçoene
Polícia Civil/Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.