Decreto foi assinado nesta segunda-feira (13). No distrito do município de Macapá foi instalada uma máquina para tratar água captada do rio. Governo enviou ajuda humanitária para a região
GEA/Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (13) foi decretado situação de emergência no arquipélago do Bailique, distante 180 quilômetros de Macapá, por conta do aumento da salinização das águas da foz do Rio Amazonas. A partir do decreto, recursos emergências devem ser destinados pelo governo do Amapá para a região.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
O arquipélago, que abriga 52 ilhas, sofre anualmente com o fenômeno em função do avanço do Oceano Atlântico sobre o rio. Nos últimos anos, devido ao desmatamento ambiental, a salinização ficou intensa.
Arquipélago do Bailique
Josinaldo Souza/Arquivo Pessoal
Veja também:
Mar avança no Rio Amazonas e ribeirinhos de arquipélago ficam sem água potável: ‘não presta nem para beber’
Salinização do Rio Amazonas volta a deixar ribeirinhos sem água potável em arquipélago no Amapá
Governo envia 1,3 mil caixas d’água a famílias atingidas por salinização dos rios no Amapá
Segundo o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Jorge Amanajás, diferentes ações estão sendo realizadas no arquipélago, como a instalação de um equipamento dessalinizador na região.
“Esse equipamento já foi instalado e estamos fazendo as análises laboratoriais com o produto extraído. A previsão é que diariamente ele trate cerca de 18 mil litros d’água”, afirmou o presidente.
Ainda segundo ele, um projeto futuro pretende ainda captar água na foz do rio Gurijuba, área não afetada nas proximidades do Bailique, para levar para região.
Nesta época do ano alguns fenômenos começam acontecer com mais frequência. Como a estiagem e focos de queimadas.
O governador Clécio Luís, informou que o Estado está empenhado em todas as frentes de atuação.
“Temos a estiagem, inclusive com municípios em situação de emergência. Além do registro de mais de 2 mil focos de calor. Desde quando identificamos esses alertas estamos atuando”, afirmou.
Na sexta-feira (10) uma embarcação levou 200 mil litros d’água de Macapá para o arquipélago. Nas próximas semanas serviços de cidadania, educação, agricultura, entrega de cesta básicas e água mineral estão previstos para comunidade.
Governo intensificou ações humanitárias para atender moradores do Bailique
Rômulo Verçosa/Caesa
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Após aumento da salinização na foz do Rio Amazonas, governo do AP decreta situação de emergência no Bailique
Bookmark the permalink.