Evento será realizado no dia 4 de dezembro na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Nesta segunda (13), tema foi discutido entre representantes do governo do Estado e da ANP. Praia do Goiabal, com vista para o Ocenao Atlântico, no Norte do Amapá
Rafael Aleixo/g1
A exploração de petróleo e gás na bacia Foz do Amazonas, no litoral do Amapá, será tema de um seminário na Assembleia Legislativa do Estado (Alap), em Macapá. O evento será realizado no dia 4 de dezembro e contará com representantes da Petrobras.
O objetivo da programação é apresentar informações sobre a cadeia produtiva do petróleo e gás na região. O evento é promovido pelo Legislativo estadual, com participação de representantes do governo do Estado, Sebrae e da Petrobras.
Infográfico mostra o local em que a Petrobras quer explorar petróleo na bacia da Foz do Amazonas
Editoria da Arte/g1
Nesta segunda-feira (13), o governador Clécio Luís teve uma reunião com diretores da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). Segundo o governador, a discussão sobre o potencial petrolífero é fundamental para viabilidade da exploração.
“Nós queremos a partir desse contato com a ANP, ver onde nós podemos buscar recurso para investimento em pesquisa e desenvolvimento. É dar um passo à frente para nos prepararmos, na eventualidade de termos a produção de petróleo, estarmos com as nossas instituições de pesquisa e técnicos preparados para essa atividade econômica”, disse Clécio Luís.
Por conta de inconsistências no relatório, um primeiro pedido de licenciamento para exploração da área foi negado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio
Marcos Serra Lima/g1
Para o órgão, o pedido de licença não continha garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo. Outro ponto destacado seriam lacunas quanto a previsão de impactos da atividade em três terras indígenas em Oiapoque.
A bacia está dentro da Margem Equatorial Brasileira, que possui potencial de exploração de 14 bilhões de barris de petróleo, e compreende a região litorânea do Amapá ao Rio Grande do Norte. A Margem contempla as bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar.
Veja a programação:
Seminário Prepara Amapá
8h – Credenciamento
8h30 – Solenidade de abertura
9h – Painel 1: O Petróleo e Gás na Costa Equatorial do Amapá (Sebrae)
11h – Painel 2: Infraestrutura e Modelos de Negócios (Governo do Amapá)
14h – Painel 3: Perfil do Trabalho nas Atividades de Petróleo e Gás e na Formação de Pessoas (Alap)
15h30 – Painel 4: Potencialidades e Oportunidades do Petróleo no Amapá (Alap)
17h – Instalação do Fórum Permanente de Petróleo e Gás
LEIA MAIS:
Parecer do Ibama recomenda que Governo negue autorização para exploração de petróleo na costa do AP
Ibama nega licença para Petrobras perfurar na bacia da foz do Amazonas
Perfuração marítima na foz do rio Amazonas pode afetar comunidades quilombolas e ribeirinhas no Pará
Petrobras envia sonda à Foz do Amazonas na busca por licença de perfuração, diz fonte
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Seminário com representantes da Petrobras vai discutir potencial petrolífero e de gás na costa do AP
Bookmark the permalink.