Durante 4 meses fica proibida a pesca esportiva, caça e captura dos animais. Pescadores profissionais têm direito ao Seguro-Defeso. Período de defeso visa garantir a reprodução dos peixes no Amapá
Phillippe Gomes/Secom/Divulgação
O período de defeso começa nesta quarta-feira (15) e no Amapá tem 27 espécies de pescado na relação divulgada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Ficam proibidas, até 15 de março de 2024, atividades como coleta, pesca esportiva, captura e caça dos animais que estão na relação (Veja a lista no fim desta matéria).
Ao longo de 4 meses, essas espécies se reproduzem em rios e igarapés. De acordo com a Sema, o período é essencial para a manutenção da sobrevivência dos pescados.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Durante esse período, os pescadores profissionais artesanais recebem o Seguro Desemprego Pescador Artesanal (Seguro-Defeso), no valor de 1 salário-mínimo por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O pescador precisa estar há 1 ano no Registro Geral de Pesca (RGP) e exercer atividade de forma ininterrupta, além de não possuir outro tipo de renda.
Tambaqui, uma das espécies que estão no período de defeso
GETTY IMAGES
Veja a relação de espécies:
Aracu
Piau
Curimatã
Jeju
Pacu (Pacu Ferro)
Traíra
Tamoatá Apaiarí
Tambaqui
Pirapitinga
Piranha
Anujá
Cachorro de Padre
Branquinha
Matrinxã
Jatuarana
Mapará
Sardinha
Aruanã
Pescada Branca
Curupeté
Cumaru
Trairão
Pirapema
Pirarucu
Gurijuba
Pargo
Piramutaba
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
No AP, período de defeso começa nesta quarta-feira (15) com 27 espécies; veja relação
Bookmark the permalink.