‘Inverno amazônico’: chuva intensa deixa pontos de Macapá alagados e derruba árvores 


Após um longo período de estiagem na noite deste domingo (26) e madrugada desta segunda-feira (27). Estado registrou 35 milímetros de chuvas e ventos de até 55 quilômetros por hora.  ‘Inverno amazônico’: chuva intensa deixa pontos de Macapá alagados e derruba árvores
Os primeiros sinais do ‘inverno amazônico’ chegaram ao Amapá durante a noite deste domingo (26) e madrugada de segunda-feira (27). Especialista apontou que foram registrados 35 milímetros de chuva e rajadas de vento de até 55 quilômetros, o que causou alagamentos e quedas de árvores. 
O meteorologista Jefferson Vilhena, disse ao g1 que a chuva era prevista. Bairros da Zona Sul de Macapá e o município de Santana, distante 17 quilômetros da capital, foram os mais atingidos. 
Veja também:
Chuva de granizo: temporal no AP registra fenômeno raro no Norte do Brasil
“A chuva aconteceu em dois momentos, o primeiro antes da meia-noite de segunda-feira e outro durante a madrugada. A primeira chuva foi mais tímida entre 8 e 10 milímetros, já a segunda ultrapassou os 15 milímetros’, afirmou o especialista. 
Ainda segundo ele, a previsão mostrava que as chuvas aconteceriam no domingo e durante o restante do dia de segunda-feira, mas ela caiu ‘toda de uma vez.’ 
Diferentes pontos da capital ficaram alagados e árvores caíram. Em uma escola na área sul da cidade teve que suspender as aulas.
Escola estadual Gonçalves Dias, Zona Sul
Internet/Reprodução
Também houve registro de falta de energia, a Cea Equatorial informou em nota que devido às fortes chuvas houve diversas ocorrências de falta de energia causadas pelos ventos fortes, que provocaram a queda de árvores em alguns pontos da cidade de Macapá. A situação afetou o fornecimento de energia e impactou 33 mil clientes. (Veja nota na íntegra no fim desta matéria) .
A Defesa Civil municipal está nas ruas mapeando os lugares afetados. Durante o dia desta segunda-feira ainda são esperadas chuvas, a máxima não deve passar de 35º o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet) do Iepa.  
Nota na íntegra  
A CEA Equatorial informa que devido às fortes chuvas na noite de domingo, 26 e continuaram na madrugada desta segunda-feira, 27, houve diversas ocorrências de falta de energia causadas pelos ventos fortes, que provocaram a queda de árvores em alguns pontos da cidade de Macapá. A situação afetou o fornecimento de energia e impactou 33 mil clientes.
No momento, 17 mil clientes continuam impactados e há 160 ocorrências em aberto. A distribuidora reforçou o efetivo operacional e 61 equipes estão trabalhando para atender as ocorrências individuais, coletivas e nos serviços de poda.
Na capital, as regiões mais afetadas foram o centro, zona sul, zona oeste e parte da zona norte. Grande parte das ocorrências se concentram nos bairros Alvorada, Centro, Trem, Santa Rita, Jardim Marco Zero e Pantanal. No município de Santana, há ocorrência de falta de energia na região do Matapi.
A CEA Equatorial reforça que não está medindo esforços para normalizar o serviço e pede aos clientes que utilizem os canais de atendimento para a abertura de ocorrências pelo Whatsapp (96) 3082-2949, site (ap.equatorialenergia.com.br) e central de atendimento por meio do 0800 096 0196.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VEJA aos vídeos mais recentes do G1 AP:

Bookmark the permalink.