Chuva de granizo: temporal no AP registra fenômeno raro no Norte do Brasil


Situação foi registrada neste domingo (26) em uma região do município de Tartarugalzinho, conhecida como Mutum. Durante temporal, chuva de granizo é registrada no interior do AP
A chuva de granizo que surpreendeu os moradores do município de Tartarugalzinho, distante 203 quilômetros de Macapá, neste domingo (26) é um fenômeno considerado raro no Norte. O fato curioso aconteceu durante o temporal que atingiu o Estado.
Moradores da área, registraram o episódio em uma região conhecida como Mutum. (veja vídeo acima)
O Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), através do meteorologista Jefferson Vilhena, informou que a situação ocorreu devido às linhas de estabilidade que se formam.
“As nuvens nela são muito altas e devido as fortes rajadas de vento dentro delas, acabam levantando bastante as gotículas de água que ao alcançarem temperaturas muito baixas, podem causar os granizos, vistos no vídeo. É comum ocorrer quando tem chuvas muito fortes como foi o caso deste domingo”, explica o meteorologista.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Chuva de Granizo
O granizo é um tipo de chuva que cai do céu em forma de gelo sólido em pequenos pedaços. Geralmente, esses pedaços têm mais de cinco milímetros e mas podem aparecer em diferentes regiões.
Ainda segundo a meteorologia, a chuva registrada pode estar ligada ao fim do período de estiagem no Estado.
“Pelos dados de satélite, é possível ver que a estiagem começa a ser menor. A chuva começa a ficar mais extensa em várias regiões do Estado, como ocorreu neste domingo”, explica.
Temporal também foi registrado em Macapá
Redes sociais/divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.