Unifap oferta novas vagas para ensino superior através de processo seletivo local


Instituição de ensino não vai aderir ao Sisu 2024. Mais de 30 graduações do campi Marco Zero e Santana devem ter 100% das vagas preenchidas através de seleção própria. Universidade Federal do Amapá realiza processo seletivo local
Arquivo/g1
A decisão de não adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no ano de 2024, evita vagas sem ocupação nos cursos superiores da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A data para inscrição ainda será divulgada.
De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação da Unifap, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos, a não adesão ao Sisu não prejudica o estudante amapaense que deseja participar da seleção nacional do Governo Federal e não diminui o total de vagas ofertadas no próximo ano.
“A diferença é que em 2024, quando ele for se candidatar a uma vaga em um curso de graduação, não terá mais a opção da Unifap”, destacou.
As regras para o processo seletivo continuam através da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seguem com o mesmo sistema de cotas e sistema de bonificação de 20% para quem cursou integralmente o ensino médio ou equivalente em escolas do Amapá ou Pará, da mesorregião do Marajó ou município de Almeirim.
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), indica que desde 2019 o número de vagas não preenchidas ofertadas pelo Sisu aumentou significativamente em comparação às vagas ofertadas através de processo seletivo.
Ainda segundo a Unifap, as vagas ociosas não são remanejadas e causam um prejuízo para os estudantes que idealizam ingressar na Universidade.
“Não conseguimos remanejá-las para o nosso processo seletivo ou para editais específicos, porque tínhamos uma resolução do Conselho Superior da Unifap de 2013 que estabelecia que 50% das vagas tinham que ser ofertadas via Sisu, são vagas que a gente perde”, disse o professor.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.