Atualmente, estão críticos os estoques das tipagem O +, O – e A +. Doações de sangue neste período devem abastecer estoque do Hemoap.
Internet/Divulgação
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está reforçando a importância da doação de sague durante o mês de dezembro no estado, época em que acontecem as programações de fim de ano.
O Hemoap precisa manter a média mínima de 80 doações por dia para abastecer as unidades hospitalares de todo estado. Atualmente, são apenas cerca de 65 doações diárias.
O Hemocentro precisa manter a média mínima de 80 doações por dia para abastecer as unidades hospitalares
Jorge Júnior/Rede Amazônica
São consideradas com estoque crítico as tipagens saguíneas: O+, O- e A+.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Como doar
O candidato passa por uma triagem, que classifica se está apto ou não a realizar a doação. O procedimento é feito por profissionais do Hemocentro através de preenchimento de um questionário sobre a saúde da pessoa.
Para que tudo ocorra de forma tranquila na doação de sangue, é importante destacar:
É necessário estar em boas condições de saúde;
Pesar acima de 50 kg;
Ter idade entre 16 e 69 anos;
Não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias;
É importante que no dia da doação, a pessoa esteja com documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência ou cartão do Sistema único de Saúde (SUS).
Quem for menor de 18 anos, precisa ter autorização dos pais ou responsáveis. O documento de autorização pode ser solicitado diretamente pelo número do Hemoap: (96) 98811-0200.
Não é obrigatória a presença dos responsáveis no dia da doação.
Depois a pessoa doar sangue, é necessário aguardar o período de intervalo entre as doações para realizar uma nova oferta.
Homens devem aguardar 60 dias e mulheres, é aconselhável só voltar a realizar doação de sangue com intervalo de 90 dias.
Hemoap
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) fica localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá – Centro.
O funcionamento ocorre pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento pelo número (96) 98811-0200.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Hemoap reforça importância de doação de sangue durante festas de fim de ano
Bookmark the permalink.