Dois alunos de escola pública do Amapá são selecionados para encontro nacional de matemática


Estudantes Escola Militar Afonso Arino, em Santana, vão participar do 9º Encontro do Hotel de Hillbert em abril, no Rio Grande do Norte. Alunos de Santana são destaque em olimpíadas de Matemática
João Pantoja/Rede Amazônica
Os alunos Pedro Nunes, do 9º ano, e Arthur Gomes, do 8º ano, foram destaque na Olimpíada de Matemática. O resultado garantiu aos estudantes da Escola Estadual Afonso Arino, em Santana, a participação no 9º Encontro do Hotel de Hillbert, que acontecerá em abril deste ano no Rio Grande do Norte.
O encontro reunirá durante 4 dias, cerca de 150 alunos premiados pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de todo o Brasil. A programação conta com gincanas, minicursos, aulas e palestras.
Os alunos fazem parte do programa de iniciação científica júnior da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Pedro e Arthur são os únicos representantes do Amapá neste evento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O estudante Pedro Nunes falou que suas conquistas representam uma mudança de vida e novas etapas.
“Em 2022 eu ganhei a medalha de bronze nacional e ano passado em 2023 eu ganhei a medalha regional de prata e de bronze. Isso representa uma mudança de vida, porque abre muitas portas e depois de um certo tempo vamos colher os frutos”, disse o estudante.
O Arthur Gomes fala que ganhou sua primeira medalha, em 2022, e que ainda virão novas conquistas pela frente.
“Em 2022 ganhei minha primeira medalha em matemática de bronze e na regional foi de prata, ainda temos muitas coisas para conquistar.” disse Arthur.
O diretor da Escola Estadual Afonso Arino, o Capitão Leandro Cruz, destacou que o laboratório de matemática foi implementado no ano passado vai ser colocado ainda mais em prática neste ano, já que os resultados positivos destes estudantes, servem de motivação para que os demais alunos aprimorem o desempenho.
“Isso é muito importante para a nossa comunidade escolar que é uma forma de motivar os outros a alcançarem seus sonhos e seus objetivos através dos estudos. Temos uma movimentação dos demais, que também vão buscar conquistar isso”, disse o diretor.
Encontro do Hotel de Hilbert
O encontro foi inspirado no “Hotel de Hilbert”, um paradoxo exposto pelo alemão David Hilbert (1862-1943). O matemático apresentou a analogia de um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto.
Sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto seguinte. Em linguagem matemática, com a nova chegada, o hóspede do quarto ‘n’ pula para o quarto ‘n+1’ e assim sucessivamente. Ou seja, apesar de estar sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.