Bebê de 3 meses é a 4ª vítima de surto de gripe no AP; rede pública tem 160 crianças internadas


Vítima estava internada no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá. Na noite desta quarta-feira (17) mais 16 leitos foram abertos na capital. Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA)
GEA/Divulgação
Um bebê de 3 meses morreu nesta quinta-feira (18) no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá. A criança foi a quarta vítima do surto de síndromes gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), que atinge o estado. No sábado (13) o governo do Estado decretou emergência em saúde pública após 100% das UTIs infantis estarem lotadas.
No último boletim divulgado no fim da amanhã desta quinta (18) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 126 crianças estavam hospitalizadas no HCA e no Pronto Atendimento Infantil (PAI), sendo 34 em UTIs e 92 em leitos clínicos.
Na quarta-feira (17) o município de Santana, segundo mais populoso do estado, decretou emergência em saúde pública. No município, 18 crianças estão internadas em leitos clínicos. Apenas 35% da população se imunizou contra influenza.
Desde o decreto, uma série de ações foram realizadas como a ampliação de novos leitos, chegada de profissionais do Ministério da Saúde e a intensificação da campanha de vacinação. Os leitos de UTIs em Macapá e Santana seguem lotados.
O governo anunciou a abertura de mais leitos 16 leitos na noite desta quarta-feira (17) no HCA, que já tinha 20 leitos de terapia intensiva.
Em cooperação com o Ministério da Saúde, o governo estadual também anunciou que novos leitos serão abertos no Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O hospital também foi usado durante o pico da pandemia de Covid-19.
Vítimas do surto
A primeira vítima foi uma criança de 2 anos, de Macapá, que faleceu no sábado (13). O segundo óbito ocorreu no domingo (14), quando uma criança indígena de 4 anos de Pedra Branca do Amapari não resistiu ao agravamento da doença.
O terceiro registro foi e um bebê de 1 mês de vida, natural do município de Tartarugalzinho, que morreu na segunda-feira (15).
Veja também :
Surto de síndromes gripais causa emergência de saúde no Amapá
Amapá registra três mortes de crianças após surto de síndromes gripais
Veja medidas anunciadas para combater surto de síndromes gripais no Amapá
AP recebe técnicos do Ministério da Saúde para acompanhamento de surto gripal
Veja abaixo as medidas definidas após a reunião para combater o surto:
Aumento de UTIs em Macapá e Santana
Intensificação da campanha de vacinação
Decreto com medidas sanitárias
Restituição do Comitê de Emergência em Saúde
Reforço de oxigênio nas unidades de saúde
Aumento de escalas de plantões
O que é a influenza?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.
A vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.