Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba como ser doador e ajudar a salvar vidas


Tipagens A+, O+ e O- são as que estão com estoque mais baixo e precisam de doações urgentes. Veja como fazer. Cada doador pode salvar até quatro vidas
Pixabay
No Dia Mundial do Doador de Sangue, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), responsável por abastecer hospitais em todo o estado, está operando com níveis baixos de estoque de sangue dos tipos A+, O+ e O-. Por isso, nesta data a instituição reforça o pedido de doação.
Hellen Bitencourt, diretora técnica do Hemocentro de Macapá
Anna Cristina Campos (HEMOPA)
De acordo com a diretora-técnica do Hemoap, Hellen Bittencourt, a instituição tem a responsabilidade de ser o único espaço do Estado habilitado e com a finalidade de captar, processar e distribuir o sangue doado.
“O Hemoap atende todos os serviços de saúde público e privados do Estado, até mesmo durante a pandemia, reforçamos nossas atividades para garantir o fornecimento dos hemocomponentes”, ressaltou.
Bittencourt alerta que atualmente o estoque de sangue de algumas tipagens estão em estado crítico. “As tipagens A+, O+ e O- são as que mais precisamos, mas os doadores de todas as tipagens são bem vindos. E hoje é um lembrete para as pessoas que doam regularmente continuem sendo heróis que salvam vidas. Aqueles que nunca doaram, o Hemoap está de portas abertas”, concluiu.
Segundo recomendações do Hemoap, homens podem doar até 4 vezes no ano, com um intervalo de 2 meses a cada doação. Já as mulheres, 3 vezes no ano com intervalo de mesmo tempo. “Isso garante o bem estar do doador para que ele retorne sempre”, disse Hellen.
Para quem quer se tornar um doador de sangue, precisa seguir algumas recomendações:
Pesar acima de 50 kg;
Ter idade entre 16 e 69 anos;
Estar em boas condições de saúde;
Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias;
Não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
Dia mundial do Doador Sangue
Karl Landsteiner
Bettmann/Getty Images
A Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, instituiu um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue livremente. A data de 14 de junho foi escolhida em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.
Serviço:
O Hemoap fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento acontece entre 7h30 e 12h30.
As doações de sangue podem ser realizadas presencialmente ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp: (96) 98811-0200.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Bookmark the permalink.